Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/07/15 às 16h52 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Crianças do HBDF recebem palhaços do projeto “De Grão em Grão”

COMPARTILHAR

Objetivo é levar alegria, melhorar a autoestima e o companheirismo

BRASÍLIA (17/7/15) – Na manhã desta sexta-feira (17), o projeto “De Grão em Grão” alegrou crianças internadas no Hospital de Base. O trabalho é feito por palhaços que fazem graça com histórias delicadas. A ideia é levar alegria, brincadeira para melhorar a autoestima, bem-estar e o companheirismo no ambiente hospitalar.

Com um trabalho personalizado e elaborado de forma teatral, os atores procuram se envolver com as crianças. “Queremos levar uma melhor qualidade de vida para elas. Com isso, o trabalho passa a ser individualizado para cada situação. Isso é enriquecedor, pois vemos como elas reagem às brincadeiras”, destacou a produtora do grupo, Paula Bahia. “Procuramos proporcionar aos pequenos, aos acompanhantes e à comunidade hospitalar os efeitos benéficos do riso”, acrescentou.

Para a mãe Eva Marcelino, foi um momento especial no hospital. “Aqui a gente fica tão triste. Fiquei feliz de ver meu filho sorrindo. Os olhos dele brilhavam. Isso ajuda na saúde dele também, no sentimento de entusiasmo, na alegria de viver”, destacou Eva.

Para os palhaços Eita e Reinecken (atores Renata Cardoso e Gustavo Reinecken), integrantes do projeto, o trabalho é gratificante e emocionante. “Vejo que conseguimos mudar a atmosfera do ambiente que já é pesado e triste do hospital e isso é excelente”, comentou Reinecken. “Mas é difícil não se envolver e não se comover com o sofrimento de uma criança. Tentamos superar isso e faze-la alegre naquele momento”, concluiu Renata.

Além das brincadeiras, o grupo entrega às crianças um livro de histórias e uma caixa de giz de cera para desenho.