Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/12/19 às 15h24 - Atualizado em 12/12/19 às 16h20

Crianças internadas no HRT celebram Natal

COMPARTILHAR

Um encontro natalino improvável entre o menino Jesus, Papai Noel, super-heróis e mamulengos. Foi o que aconteceu na celebração natalina da Pediatria do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Diferentes grupos de voluntários foram à unidade festejar, levar alegria e esperança às crianças internadas. Além da enfermaria pediátrica, as crianças do Pronto-socorro também receberam visitas.

 

O brilho nos olhos e o sorriso espontâneo não saiam do rosto de Stella e de seu pai, Alberto Márcio Viana Coelho. Eles deram entrada no Pronto-socorro HRT no final da manhã desta quarta-feira (11) com diagnóstico de pneumonia. Poucas horas depois, chegaram o Papai Noel e os super-heróis. Segundo a paciente, foi tudo muito bom, “não por causa do presente, mas porque eles são simpáticos. Foi legal”.

 

Já o pai fez questão de ressaltar o atendimento que estão recebendo na unidade, com rapidez e atenção. “Colocaram no computador, o médico atendeu, quando veio para a internação do OS já foi medicada, seguiu para o raio X fez exame de sangue. No raio X, o técnico trouxe o exame dela para eu entregar ao médico. Onde você tem isso? O hospital está de parabéns. Todas as vezes que eu fui usar o serviço público, fui bem atendido. Foi excelente”, exalta Alberto.

 

Na Enfermaria, quem acompanhava tudo muito atenta era Maria Alice. Internada desde o dia 9 de dezembro para tratar uma infecção urinária, a pequena se encantou com a representação do Nascimento do Menino Jesus. “Eu gostei mais do teatro e gostei do meu presente”, disse a menina de três anos de idade.

 

A avó de Maria Alice, Eliane Ribeiro Mendes, se confessou encantada com a apresentação. “É muito importante ensinar o verdadeiro sentido do Natal para as crianças. E eles ficam presos aqui dentro do hospital. É muito bom ter essas atividades. Foi maravilhoso”, destaca a acompanhante.

 

ATIVIDADES – Tudo começou com a chegada de um grupo de músicos, que passou pelo corredor da pediatria chamando os pequenos pacientes para a brinquedoteca. No local, uma ‘cangaceira’ apresentou o cordel do nascimento do menino Jesus. Chegou o anjo anunciando à Maria a vinda do Menino e logo chegaram os três reis magos.

 

A antiga história bíblica encantou crianças e pais que compareceram à brinquedoteca. A atividade foi realizada pelos voluntários da Pastoral da Saúde. Para a coordenadora do grupo, Fátima da Silva, o foco está na mensagem levada aos pacientes e acompanhantes.

 

“Nós tentamos nos aproximar das pessoas, trazer esperança e fé no tratamento. A missão é levar uma mensagem de alegria, de esperança, independentemente de religião”.

 

Outro grupo, coordenado pela professora aposentada Lourdes Canto, é o Dudu Noel. Lourdes trabalhou muitos anos no hospital educando os pacientes em idade escolar durante a internação e todos os anos ela leva o Papai Noel e um grupo de super-heróis para fazer a entrega de presentes às crianças. “Nós viemos todos os anos e o grupo todo tem 23 voluntários”, conta a educadora.

 

Por fim, as crianças ainda assistiram a uma apresentação de teatro de mamulengos, com a peça O casamento de Chiquinha, apresentado pelo grupo Mamulengo Alegria. As apresentações são financiadas com recursos do Fundo de Apoio à Cultura.

 

Josiane Canterle, da Agência Saúde 

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF