Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/08/17 às 18h50 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Cúpula da Saúde faz treinamento de combate a incêndio

COMPARTILHAR

Experiência ajuda a estreitar laços e tomar decisões em condições extremas

BRASÍLIA (28/8/17) – Fogo. Fumaça. Olhos ardendo. Um calor sufocante. Escuridão. Desorientação. A necessidade de manter a calma e tomar decisões em uma situação extrema. Na manhã de sábado (26), os principais diretores da Secretaria de Saúde foram confrontados com essa experiência. Eles participaram de um treinamento especial no Corpo de Bombeiros de combate a princípios de incêndio.

A experiência no Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros expôs os gestores a situações de estresse e necessidade de tomada de decisões de forma ainda mais rápida e extrema do que estão acostumadas em uma área complexa como é a saúde pública. Para lidar com incêndios, aprender a sair de uma casa pegando fogo e cheia de fumaça, sair de ambientes totalmente escuros e sem qualquer orientação, o grupo de gestores da Secretaria de Saúde viu-se obrigado a fortalecer ainda mais seus laços de confiança, a trabalhar ainda mais em equipe.

Comandados pelo subtentente Valmeci, do Corpo de Bombeiros, subsecretários de saúde e superintendentes das regiões passaram por várias etapas de treinamento sobre como lidar com incêndios. Primeiro, subiram em uma torre usada para simular rotas de fuga. Ali, desceram seis andares de escada e passaram por labirintos sem luz em busca da saída. Aprenderam, assim, a trabalhar em grupo, a confiar uns nos outros e na voz de quem está no comando.

Em seguida, aprenderam a usar os vários tipos diferentes de extintores, utilizados para as várias situações de incêndio. Aprenderam também a usar as mangueiras usadas pelos bombeiros, a desenrolá-las e enrolá-las novamente.

A etapa final foi dentro de uma casa onde acontece um incêndio controlado. Por quarenta minutos, ficaram dentro da casa aprendendo como resgatar vítimas e fugir do fogo. “As experiências foram da maior importância para fortalecer os nossos laços, a nossa confiança e renovar as energias para realizar o nosso trabalho em prol da saúde pública”, destacou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, que participou com o restante da sua equipe da experiência.

Confira as fotos.