Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/05/19 às 16h21 - Atualizado em 17/05/19 às 16h38

Debates, formação e conscientização marcaram a semana da enfermagem no HRT

COMPARTILHAR

Desfile marcou a abertura do evento no HRSam mostrando a evolução dos trajes

 

Temas como os “Desafios da enfermagem para uma prática com equidade” permearam os debates sobre código de ética, segurança do paciente, assédio moral e outras situações do cotidiano, marcando a Semana de Enfermagem no Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Com a participação de mais de 300 profissionais, o público foi formado por enfermeiros, técnicos em enfermagem, residentes e estagiários do hospital.

 

“Este é um momento de celebração da nossa profissão, mas também de qualificação e de debate crítico para evoluirmos na nossa prática dentro da saúde pública. A programação extensa, que durou três dias, deu oportunidade para que os profissionais de todos os setores pudessem fazer parte de algum momento do nosso evento”, explicou a gerente da Enfermagem, Marizete Batista Xavier Ribeiro.

 

Para a superintendente da Região de Saúde Sudoeste, Lucilene Florêncio, “a enfermagem é parte fundamental para o funcionamento da saúde, uma parte essencial para o salvamento de vidas, seja na emergência ou na enfermaria, no hospital ou nas equipes de saúde da família. Todos exercem um papel insubstituível”.

 

RESGATE HISTÓRICO – Na abertura da Semana de Enfermagem do Hospital Regional de Samambaia foi realizado um desfile com o resgate histórico sobre a evolução dos trajes da Enfermagem. Os próprios enfermeiros do hospital desfilaram as roupas para os colegas, refletindo a importância do uso de roupas adequadas para o atendimento. A programação também contou com teatro, roda de conversa e palestras.

 

Josiane Canterle, da Agência Saúde

Foto: Divulgação/Saúde-DF