Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/10/17 às 18h43 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

DF inicia treinamento para fortalecer vigilância em saúde

COMPARTILHAR

Curso é ministrado pelo Ministério da Saúde

BRASÍLIA (2/10/17) – O Distrito Federal é uma das oito unidades da Federação que participam de um projeto-piloto de capacitação de servidores que atuam na área da vigilância em saúde do SUS em nível local.

O Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS, nível Fundamental (EpiSUS-Fundamental) começou nesta segunda-feira (2) e tem como objetivo melhorar a investigação epidemiológica de campo.

“O curso contribui para a articulação das respostas para emergências de saúde pública, fortalecendo a capacidade de atuação em situações de interesse epidemiológico”, explicou o subsecretário de Vigilância à Saúde do Distrito Federal, Marcus Quito, durante a abertura do curso, hoje, no Laboratório Central de Saúde Pública.

Nessa primeira turma, 10 servidores participaram do EpiSUS Fundamental – sete deles das superintendências regionais e três da área de metodologia de resposta de investigação epidemiológica da SVS.

 

“O curso terá duração de três meses, com 12 horas presenciais. Haverá o suporte de dois tutores do DF”, informou a gerente de Epidemiologia de Campo do DF, Cristina Segatto.

A capacitação é resultado de parceria com a Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo e Intervenções em Saúde Pública, um organização internacional de epidemiologia.