Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/05/16 às 22h10 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

DF já imunizou 68,4% do público alvo da campanha contra a Influenza

COMPARTILHAR

Em anos anteriores, esse percentual só era alcançado ao final do período de vacinação

BRASÍLIA (4/5/16) – A Secretaria de Saúde do Distrito Federal já imunizou 68,4% (416 mil pessoas) do público-alvo dentro da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, iniciada, no DF, em 18 de abril e com duração até 20 de maio. Em anos anteriores, esse percentual só era alcançado praticamente ao final da campanha.

“Para se ter uma ideia da alta procura, a meta do Dia D de Vacinação, que ocorreu no último sábado (30), era que fossem vacinadas 110 mil pessoas. No entanto, mais de 180 mil pessoas foram imunizadas. O DF conseguiu ainda antecipar a vacina para idosos e pessoas com comorbidades para o dia 27 de abril, quando a data inicial era somente no dia 30”, explicou a diretora da Vigilância Epidemiológica da SES/DF, Cristina Segatto.

Ela ressalta ainda que a alta procura deste ano ocorre em função da antecipação do número de casos em todo o país. “O esperado é que os casos de H1N1 surjam mais no período do inverno, mas este ano estamos vivenciando uma situação atípica no país, com o aumento de casos e óbitos. Preocupada, a população tem buscado mais a vacina este ano”, disse.

Fazem parte do público alvo crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, profissionais de saúde, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A expectativa é que, no DF, 609 mil pessoas sejam imunizadas.

VACINAS – O Ministério da Saúde é o responsável pelo envio das vacinas para os Estados e para o Distrito Federal. No DF, já foram entregues três remessas. Até o final da campanha, em 20 de maio, o órgão federal ainda terá que enviar mais uma remessa das doses para o DF.

A Secretaria de Saúde já vem, ao longo desta semana, fazendo contato com o Ministério da Saúde para antecipar ao máximo este envio. Há uma expectativa de que o novo lote de vacinas seja entregue entre esta quinta-feira (5) e sexta-feira (6), possibilitando, desta forma, que na próxima segunda-feira (9) todos os centros de saúde retomem a vacinação normalmente.

“Mas nós ressaltamos que todo o público-alvo será vacinado até o dia 20 de maio”, diz Cristina Segatto.