Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/11/13 às 18h09 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

DF realiza primeiro transplante de pulmão

COMPARTILHAR

Paciente recupera-se bem da cirurgia feita nessa quarta-feira


O primeiro transplante de pulmão no Distrito Federal foi realizado na noite dessa quarta-feira (06), no Instituto de Cardiologia do DF (ICDF). A cirurgia durou cerca de sete horas e o paciente L.A.S, 67 anos, recupera-se bem na UTI.

O órgão transplantado veio de um doador de Goiânia-GO. No início da tarde de quarta-feira uma equipe com quatro profissionais do ICDF deslocou-se em voo da FAB para participar da cirurgia de captação de pulmão e coração, transplantados em dois pacientes.

“Este primeiro transplante de pulmão é resultado dos investimentos realizados nos últimos dois anos e dez meses. Quando assumimos esta gestão não havia credenciamento sequer para transplante de rins nem fígado. Só realizávamos procedimentos de córnea”, destaca o secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa.

O secretario ressaltou, ainda, que o cenário mudou. O DF está na dianteira do país em cirurgias de coração e córnea, em terceiro lugar em rim e fígado.

Nos primeiros seis meses deste ano foram realizados 293 transplantes, sendo 184 de córnea, 64 de rim, 24 de fígado, 17 de coração e quatro de medula. No ano passado foram feitos 576 procedimentos.

O paciente que recebeu o pulmão sofria com enfisema pulmonar grave e insuficiência respiratória crônica e usava oxigênio suplementar desde o inicio do ano. Após três meses em fila de espera por um órgão compatível, foi submetido ao transplante pulmonar realizado com sucesso.

Atualmente três pacientes esperam por um pulmão no DF. Em todo Brasil quatro estados, além do DF, contam com centros habilitados a realizar essa modalidade de transplante, um marco no atendimento a pacientes com graves problemas respiratórios. 

Agência Saúde DF
Com informações do ICDF
Atendimento à imprensa
(61) 33482547/2539 e 9862-9226