Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/04/14 às 17h06 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Dia D contra a gripe é neste sábado (26)

COMPARTILHAR

Imunização durante todo o dia, em 154 postos

 

A Secretaria de Saúde do DF realiza o “Dia D” contra a gripe, neste sábado (26). Uma parceria entre a SES/DF e a Secretaria do Idoso organizará essa mobilização na Estação 112 Sul do Metrô, a partir das 9h, com doses para pessoas da faixa etária da campanha.

Em todo Distrito Federal 154 postos de vacinação funcionarão das 8h às 17h, em Centros e Postos de Saúde e Hospitais, para atender à população que tem dificuldade em comparecer aos postos nos dias úteis.

A mobilização faz parte da 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), iniciada na quarta-feira, 23. A meta do DF é imunizar 603.867 pessoas até o final da campanha, que deve ser encerrada em 9 de maio.

O público-alvo é pessoas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças entre seis meses a cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Durante a semana todas as salas de vacinação estão abertas para vacinação do público alvo, em todas as Regionais de Saúde de Brasília, com atendimento das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

A vacina garante imunização pelo período de 12 meses, mas existem cuidados que podem evitar a contaminação. “A transmissão do vírus ocorre principalmente pelas vias aéreas e contato. O ideal é sempre lavar as mãos e desprezar com cuidado os lenços descartáveis”, disse a gerente em Vigilância Epidemiológica e Imunização da SES-DF, Cristina Segatto.

O vírus da gripe

Os três tipos de vírus imunizados na campanha são os tipos mais comuns: H1N1, H3N2 e B. Os tipos A H1N1 e B são responsáveis pelas epidemias sazonais e doenças respiratórias que ocorrem em quase todos os invernos.

Além de febre alta (38ºC a 40ºC) com duração entre cinco e três dias, a pessoa também apresenta dores de cabeça e muscular, podendo evoluir para uma pneumonia, por exemplo.

A H3N2 é outro tipo de gripe, porém sazonal, e que não apresenta os mesmos riscos da H1N1, apesar de ter sintomas semelhantes como: febre, tosse, faringite, coriza, mialgia e dor de cabeça.

A abertura do Dia D será na Secretaria Especial do Idoso do DF, na Estação do Metrô 112 Sul, na Asa Sul, às 9h.

Clique aqui e confira os locais dos postos de vacinação:

– Postos de vacinação no Dia “D” sábado 26 de abril
– Postos de vacinação dias úteis

Por Jozéias Nunes e Frederico Prado, da Agência Saúde DF