Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/11/17 às 15h41 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica será neste sábado (25)

COMPARTILHAR

Objetivo é vacinar 100 mil cães e gatos 

BRASÍLIA (24/11/2017) – A Secretaria de Saúde promoverá, neste sábado (25), o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica deste ano. A meta é vacinar, no mínimo, 100 mil cães e gatos em todo o Distrito Federal. O objetivo é prevenir a raiva animal para evitar a ocorrência de casos da doença em humanos.

“A raiva é uma zoonose viral, aguda, letal e pode atingir a todos os mamíferos. Por isso é uma ação muito importante de saúde pública. Buscamos atingir 80% de toda a população de cães e gatos do DF com a vacinação antirrábica. A meta é vacinar, ao longo do ano, 271.408 cães e gatos”, detalhou o diretor de Vigilância Ambiental, Denilson Magalhães, em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (24), no auditório da sede da Secretaria de Saúde.

Serão 248 postos fixos de vacinação funcionando de 9h às 17h, em frente a estabelecimentos como unidades básicas de saúde (UBSs), Núcleo de Inspeção Sanitária, comércios, praças, igrejas e escolas públicas e particulares. A Secretaria de Saúde disponibilizou uma lista com os endereços de todos os postos nas regiões administrativas

A imunização é indicada para cães e gatos saudáveis com mais de três meses de vida, além de fêmeas gestantes e parturientes. Os animais que receberem a primeira dose da vacina devem ser revacinados após 30 dias (depois só é necessária a vacinação anual).

O diretor ressalta que a população deve conduzir seus cães com coleira – e focinheira se forem mais agressivos –, evitando qualquer problema. No caso dos gatos, devem estar em caixinhas ou saco de linhagem que facilitem a aplicação da vacina. “Vale lembrar aos donos para não entregarem a condução dos animais para as crianças. Pedimos que os adultos façam isso. Assim, evitam-se problemas”, destaca.

Caso o público não consiga vacinar seus animais no Dia D da campanha, Magalhães lembra que a Secretaria de Saúde possui 10 postos de vacinação distribuídos entre as regiões administrativas do DF, localizados nos núcleos regionais de Vigilância Ambiental. “Eles funcionam todo o ano, de segunda a sexta. Então, a população não precisa aguardar este sábado. Pode ir em qualquer dia da semana. A campanha é apenas para ampliar a cobertura. “

A média de vacinação anual é de 150 mil a 200 mil cães e gatos. Em 2012, o número foi recorde, com 222.266 vacinados. Em 2016 foram vacinados 199.999 cães e gatos.

ETAPA RURAL – A segunda etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos ocorrerá em 2 de dezembro, na área rural, das 9h às 17h, em postos volantes e fixos. A iniciativa contará com o apoio de colaboradores de instituições públicas civis e militares.

Para mais informações, a Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival) disponibilizou o telefone (61) 33448527.

Confira a galeria de fotos.

Veja mais fotos.