Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/05/20 às 18h46 - Atualizado em 15/05/20 às 19h33

Dia do Assistente Social é celebrado nesta sexta-feira (15)

COMPARTILHAR

São cerca de 300 profissionais atuando na Secretaria de Saúde atualmente

 

Garantir o acesso dos cidadãos a direitos e políticas públicas, trabalhando em várias frentes para que as pessoas sejam atendidas com respeito e dignidade. Essa é apenas uma das vertentes do trabalho do assistente social, profissional essencial na Secretaria de Saúde e cujo dia é celebrado nesta sexta-feira (15).

 

Na pasta, aproximadamente 300 assistentes sociais atuam, diariamente, para melhorar o acesso da população aos serviços públicos de saúde. Entre as atribuições desempenhadas por eles na secretaria, é possível destacar: o atendimento às vítimas de violência; às pessoas com transtorno mental; às pessoas em situação de rua; e o apoio no processo de desospitalização, verificando as condições da família que receberá este paciente em casa.

 

Uma das assistentes sociais que atua para melhorar a qualidade de vida e bem-estar social dos pacientes é Ana Rosa Barreto. Há 10 anos na Secretaria de Saúde, trabalha na Região de Saúde Sudoeste. Uma das ações mais recentes que participou foi do atendimento feito nas casas de acolhimento a idosos que fizeram testagens para detectar Covid-19.

 

Para ela, o Dia do Assistente Social é uma forma de parabenizar os profissionais que lutam por melhores condições de vida, de saúde e de trabalho para os menos favorecidos ou em vulnerabilidade social. “Esse dia é celebrado com o objetivo de dar visibilidade a profissão. De fazer com que esse profissional seja lembrado e visto em todas as suas frentes de trabalho. Lutamos pelo fortalecimento da rede, dos serviços de saúde, da assistência”, pontuou.

 

A luta, por sinal, também é lembrada pela gerente do Serviço Social da Secretaria de Saúde, Michelle Martins. “Lutamos pelos menos favorecidos, para viabilizar os direitos sociais da população. E na saúde, atuamos incansavelmente, mesmo nesse momento de pandemia, para viabilizar os direitos sociais da pessoas em situação de vulnerabilidade social”, conta.

 

LIVES – Apesar das tradicionais comemorações terem sido deixadas de lado devido a pandemia no novo coronavírus, o Dia do Assistente Social será destaque nas lives promovidas pelo Conselho Regional de Serviço Social do Distrito Federal (Cress-DF), com a participação da Gerência de Serviço Social da Secretaria de Saúde.

 

O tema não poderia ser mais contemporâneo: “pandemia e o trabalho das e dos assistentes sociais: o contexto no DF”. Outras lives serão transmitidas até 20 de maio pelo Instagram do Cress-DF @cressdf.aindahatempo, em celebração a Semana Nacional do Assistente Social.

 

Texto: Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Fotos: Breno Esaki, da Agência Saúde

Leia também...