Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/04/15 às 13h33 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Dia Mundial da Saúde terá comemoração

COMPARTILHAR

Programação prevê atividades em diversas regionais

BRASÍLIA (6/4/15) – Ao longo deste mês, várias unidades da Secretaria de Saúde promoverão atividades para comemorar o Dia Mundial da Atividade Física, celebrado nesta segunda-feira (6) e o Dia Mundial da Saúde (7). A programação será realizada nas Regionais de Saúde de Brazlândia, Recanto das Emas, Planaltina, Instituto de Saúde Mental e Sobradinho, onde haverá atividades para a população e para os servidores.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2013, o Distrito Federal é o local mais ativo do país, onde 35% da população com 18 anos ou mais praticam o nível recomendado de atividade física.

A falta da prática de atividade física está entre os seis fatores de risco que mais contribuem para o agravamento de doenças nos países ocidentais, sendo responsável em 23% pelo desenvolvimento de doenças crônicas como, obesidade, câncer, diabetes e hipertensão arterial. Aproximadamente dois milhões de mortes prematuras por ano poderiam ser evitadas através da realização de quantidades suficientes de atividade física.

Alguns dos benefícios comprovados são: o auxílio no controle ou redução de peso corporal, melhora da capacidade cardiorrespiratória, redução da pressão arterial, melhora da resistência muscular diminuindo o cansaço físico, melhoria da circulação sanguínea, melhoria nos quadros de depressão, melhoria nos quadros de ansiedade, alívio do estresse e aumento da autoestima.

A servidora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Doenças Não Transmissíveis Débora Ronca, ressalta que “a SES-DF oferece em todas as regionais as Práticas Integrativas de Saúde/PIS, como automoassagem e Lian Gong, além de caminhadas e em alguns lugares até o Pilates. É interessante que a comunidade verifique junto aos centros de saúde próximos os horários e participe. A atividade física é um fator protetor para diversas doenças crônicas não transmissíveis, além de facilitar a socialização e melhorar a qualidade de vida. Não vale a pena ficar parado!”.

O DF conta com várias ações de promoção de atividade física em suas unidades de saúde, entre elas, Práticas Integrativas em Saúde, Programa Jogo de Cintura (que existe desde 2006, no Paranoá), Programa Ginástica nas Quadras, Projeto Obesidade Embora (PROBEM), dentre outras ações de estímulo da prática de atividade física regular.

Recomedações – A recomendação médica é que se pratique pelo menos 2 horas e 30 minutos de atividades físicas semanalmente. Quem pratica exercícios por 5 horas ou mais na semana consegue obter maiores benefícios à saúde, além de ser a recomendação para quem deseja perder ou manter peso.

É importante realizar consulta médica antes de iniciar a prática de atividade. É necessário que se façam atividades de acordo com seu quadro de saúde, levando em consideração possíveis limitações. Além disso, as atividades devem ser orientadas por um profissional habilitado (educador físico).

Confira aqui a programação completa.