Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/01/20 às 9h37 - Atualizado em 14/01/20 às 14h29

Divisa entre DF e Goiás receberá grande ação contra o Aedes

COMPARTILHAR

Objetivo é mobilizar a população e conscientizar sobre a prevenção ao mosquito

 

A Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, promoverá, nesta quarta-feira (15), uma grande ação de combate ao Aedes aegypti no condomínio Residencial Santa Maria, na divisa entre o Distrito Federal e o Goiás. Chamado de RenegAedes, o evento será realizado das 8h ao meio-dia e o ponto de concentração será no Colégio Polivalente.

 

O objetivo do trabalho é mobilizar e conscientizar a população sobre a importância da contribuição de cada um na prevenção das doenças causadas pelo mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

 

A ação de combate ao Aedes aegypti é promovida pelo Grupo Executivo Intersetorial de Gestão do Plano de Prevenção e Controle da Dengue e outras Doenças Transmitidas pelo Aedes (Geiplandengue) da Região de Saúde Sul, Vigilância Ambiental da Região Sul e Governo do Distrito Federal (GDF), em parceria com o Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde.

 

O evento terá atividades de entretenimento, palestras, busca ativa, visitas às residências da região, recolhimento de inservíveis, orientação para a comunidade, atendimento médico e da equipe de Enfermagem, dentre outros serviços de saúde.

 

“O enfrentamento ao Aedes não é um problema apenas do setor saúde, mas de todos. As ações futuras devem ser pactuadas em conjunto, pois a maior beneficiária dessas ações será a população”, destacou o subsecretário de Vigilância à Saúde do DF, Divino Valero.

 

Segundo a coordenadora do Geiplandengue da Região de Saúde Sul, Maria Aparecida Ribeiro, as ações pactuadas entre o DF e os municípios do Entorno Sul são de suma importância para o enfrentamento ao Aedes. “A atividade tem como finalidade a articulação de ações entre Goiás e DF para uma abordagem mais efetiva em áreas como a do Entorno”, ressaltou.

 

A região é composta por 19 municípios e é considerada prioritária no combate ao mosquito devido à densidade populacional, o que facilita a dispersão dos casos de dengue e a proliferação do vetor.

 

SERVIÇO

Evento: RenegAedes

Data: 15 de janeiro de 2020

Horário: das 8h ao meio-dia

Local: Colégio Polivalente, no condomínio Residencial Santa Maria, Módulo I, Rodovia DF 290, Km 1, Valparaíso de Goiás.

 

Leandro Cipriano e Carolina Pedrosa, da Agência Saúde

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF