Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/03/17 às 11h18 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Encontros científicos abordam saúde do trabalhador

COMPARTILHAR

Próximas reuniões serão nos dias 21 de março e 4 de abril

BRASÍLIA (14/03/17) – A Diretoria do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador retomou a promoção de encontros científicos para seus servidores e estagiários em Saúde do Trabalhador. O último encontro aconteceu em 7 de março, quando foi iniciado o curso de análise da situação de saúde do trabalhador. O tema será abordado, ainda, em mais dois encontros, nos dias 21 de março e 4 de abril, como subsídio técnico para o monitoramento e vigilância da situação de saúde do trabalhador nos territórios do DF.

Além da continuidade deste curso, o próximo “Café com Informação” será na manhã de 23 de março, sobre Legislação Previdenciária em Saúde do Trabalhador, com o auditor do INSS Paulo Rogério, autor da tese de doutorado que fundamentou a criação naquele órgão do Nexo Técnico Epidemiológico (NTEP).

ENCONTROS – Denominado “Café com Informação”, o projeto promove encontros, com café da manhã solidário, com o objetivo de propiciar a interação e compartilhamento de conhecimentos da equipe.

Na primeira reunião em fevereiro, foi realizada uma Oficina de Inspeção Sanitária em Saúde do Trabalhador. O objetivo foi nivelar conhecimentos sobre a realização da Inspeção Sanitária em Saúde do Trabalhador e a padronização da elaboração de Relatórios Externos pela equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Para a Diretora Cláudia Magalhães, foi uma oportunidade para os técnicos reforçarem os conhecimentos já adquiridos em 2016, no Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) e, de forma participativa, contribuírem para o êxito do encontro, expondo experiências em inspeções já realizadas e esclarecendo dúvidas à medida que o conteúdo temático era apresentado.

Para os servidores do Cerest, esta é uma valiosa oportunidade de capacitação em serviço, visando qualificar ainda mais o trabalho realizado na instituição. Segundo a servidora Célia Regina da Costa Silva, “esse curso contribuirá para ampliar nosso olhar sobre o contexto em que estão inseridos os trabalhadores do DF”. Para Jussara da Costa Ferreira, residente em Medicina do Trabalho, trata-se de uma oportunidade de conhecer melhor instrumentos e metodologias utilizadas em Vigilância em Saúde do Trabalhador.