Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/11/17 às 18h05 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Endocrinologia do HRT promove campanha do Dia do Diabetes

COMPARTILHAR

Evento será realizado no Taguaparque, em Taguatinga

BRASÍLIA (10/11/17) – A Unidade de Endocrinologia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), em conjunto com a Sociedade Brasileira de Diabetes, promove nesse sábado (11), a Campanha do Dia Mundial do Diabetes 2017, comemorado anualmente em 14 de novembro. Aberto ao público, o evento será realizado das 9h às 13h no Taguaparque, em Taguatinga.

Os profissionais de saúde do HRT oferecerão análise antropométrica com aferição de peso, altura, circunferência abdominal, glicemia e pressão arterial. Além disso, estandes de informação e orientação sobre diabetes, nutrição, atividade física e prevenção serão montados no local.

Os participantes receberão orientações sobre dieta adequada e variada, ingestão de cálcio ideal, guia prático de receitas, entre outras dicas. Durante o evento, haverá também uma tenda para cuidados com os pés e atividades físicas de baixa intensidade, com aulões de dança e alongamento.

“Trata-se de uma ação social focada no alerta à população sobre a importância dessa doença no que tange ao tratamento adequado e prevenção”, explica a endocrinologista Fernanda Tavares. A médica reforça que, especialmente neste ano, o tema da campanha é voltado às mulheres com diabetes.

CAMPANHA – Sob o tema Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável, a campanha mundial deste ano tem como objetivos incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações; disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações, além de destacar a importância da educação baseada em evidências na prevenção e controle do diabetes e suas complicações.

Pretende, ainda, aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce, promover ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes e para prevenir ou retardar as complicações do diabetes.