Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/04/17 às 18h55 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Enfermaria pediátrica do Gama será reativada

COMPARTILHAR

Atendimento de pronto-socorro será oferecido pelas demais unidades da rede

BRASÍLIA (13/4/17) – A enfermaria pediátrica do Hospital Regional do Gama funcionará, a partir desta quarta-feira (19), como retaguarda de internação para os demais hospitais que compõem a rede pública de saúde do Distrito Federal e que carecem de leitos de internação. Com a decisão, tomada pela Secretaria em parceria com pediatras e Conselho de Saúde, serão disponibilizados 20 leitos. O atendimento de porta, no entanto, seguirá sendo oferecido pelas demais unidades de saúde.

A modificação no atendimento pediátrico foi motivada pelo quantitativo insuficiente de profissionais desta especialidade para atender no pronto-socorro. Além deste fator, houve o agravamento de problemas sazonais de saúde, que levou o hospital a mais que dobrar o quantitativo de atendimentos previstos, saltando de 2 mil para 4,8 mil.

Para o funcionamento da enfermaria, 13 pediatras serão escalados e darão assistência 24 horas aos pacientes internados, que serão encaminhados ao local por outras unidades. Esse esquema funcionará até que o concurso para contratação efetiva de 107 pediatras seja finalizado.

Pacientes da região que apresentarem quadro clínico de maior gravidade deverão procurar assistência em um dos nove prontos-socorros da rede: HRAN, HRT, HRS, HRP, HMIB, HRGu, HRC, HRPa e HRBz. Casos de menor gravidade, por sua vez, devem se dirigir às unidades básicas de saúde (centros de saúde) para receber assistência.