Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/10/20 às 17h42 - Atualizado em 19/10/20 às 15h15

Enfermeiras do Centro Obstétrico do HRG fazem quadros para eternizar o parto

COMPARTILHAR

Mães recebem quadros personalizados e desenhos das placentas para recordar momento tão mágico

 

JURANA LOPES

 

Com o objetivo de eternizar o momento do parto de cada paciente atendida no Centro Obstétrico do Hospital Regional do Gama (HRG), a equipe de enfermeiras do local decidiu confeccionar quadros personalizados com a historia deles.

 

A ideia foi da enfermeira obstetra do HRG Lorena Dias Fernandes, que viu alguns quadros de nascimento em uma rede social e decidiu fazer para entregá-los para suas pacientes.

 

“Eu sempre gostei de fazer letters, e comecei a entregar para as mães em cada plantão como forma de eternizar esse momento tão especial. As mães ficam encantadas, porque são quadros customizados, perguntamos se elas querem que a gente coloque algo personalizado e elas adoram o resultado”, afirma.

 

De acordo com Lorena, todas as mães ficam agradecidas e imensamente felizes quando recebem o quadro. Antes, somente as pacientes atendidas pelas enfermeiras obstetras recebiam o mimo, mas como o retorno está sendo bastante positivo, todas as mães passarão a recebê-lo. Para isso, elas pensam em deixar alguns modelos semi-prontos para facilitar a entrega em maior quantidade.

 

Há dois anos as enfermeiras já faziam os desenhos da placenta e os entregavam às pacientes do HRG. Há um mês, elas decidiram fazer, também, o quadro personalizado com as informações do parto.

 

“Todas as mães e famílias aprovaram a iniciativa. As enfermeiras realizam esse lindo trabalho até mesmo quando os bebês são natimortos, desenhando os pezinhos com as asas para eternizar o momento do parto”, explica Rayanne Balbino, chefe do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do HRG.

 

O trabalho tem sido tão reconhecido que a família do pequeno Théo, nascido em 29 de setembro, filho de Bárbara Borges e Gustavo Alkimin, procurou o NQSP para agradecer ao atendimento dado no Centro Obstétrico do HRG, em que todos relataram que a família teve uma experiência bem acima das expectativas.

 

“Nosso objetivo é acolher toda a família e reduzir o número de mortes. Além disso, humanizar a assistência ao parto, trabalhando o fortalecimento das práticas adotadas no CO para que o parto seja uma experiência lembrada sempre com muito amor e carinho”, finaliza Rayane.

 

Todas as imagens e informações utilizadas para confecção dos quadros são autorizadas e repassadas com o consentimento das pacientes.