Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/10/16 às 12h20 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Enfermeiros se capacitam para dar cursos de complementação na área

COMPARTILHAR

Formação durou 30 dias e foi promovida pela Escola Técnica de Saúde de Brasília

BRASÍLIA (13/10/2016) – Sete enfermeiros da Secretaria de Saúde concluíram um curso de capacitação, na Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB), que os habilitaram a serem instrutores nos cursos de complementação da área Técnica em Enfermagem e do curso de Qualificação para Auxiliares e Técnicos em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material e Esterilização, que deve iniciar ainda este semestre.

A capacitação foi realizada durante 30 dias, com três aulas por semana. “É fundamental que os instrutores sejam formados nesse assunto, porque é com base nesse conhecimento que eles vão conduzir, da melhor maneira, a instrução dos futuros alunos”, observa a chefe do Núcleo de Orientação Educacional da Etesb, Anelice Batista.

Para ela, o curso atende uma demanda específica da Secretaria de Saúde, uma vez que é necessária a especialização de profissionais de nível técnico em centro cirúrgico, instrumentação cirúrgica e central de material esterilizado. Além disso, a secretaria precisa atender a complementação do curso na área técnica de enfermagem para auxiliares.

RECONHECIMENTO – O enfermeiro Luciano Gonçalves, servidor da Secretaria de Saúde há 25 anos, ressaltou a capacitação de trabalhadores como um grande reconhecimento. “Esta é uma forma boa de estimular os servidores e trazer um incentivo para dentro do trabalho por meio da capacitação e formação de outros profissionais, uma vez que conhecemos a instituição na prática”.

Gonçalves também apontou que a secretaria está inovando com o enquadramento dos auxiliares de enfermagem na área técnica em enfermagem por meio da complementação de 700 horas restantes na formação. A capacitação utiliza a metodologia ativa, uma prática na formação técnica e superior das escolas mantidas pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde.