Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/07/16 às 17h49 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

Escolas recebem visita de estudantes do curso de saúde bucal da Etesb

COMPARTILHAR

Centros de saúde também são alvo dos alunos para prática educativa sob supervisão

BRASÍLIA (12/7/2016) – Sete espaços públicos – incluindo escolas e centros de saúde – serão visitados pelos alunos do curso técnico em saúde bucal da Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb), da Secretaria de Saúde. O objetivo é colocor em prática os conhecimentos teóricos com a realização de atividades didáticas e práticas como: palestras sobre saúde bucal e escovação com crianças e idosos das comunidades.

A primeira ação ocorreu nesta terça-feira (12) na Escola Classe 115 Norte. A próxima ocorre amanhã (13) nos seguintes locais: Creche Aroeira, em Brazlândia; Jardim de infância n°1 e no Centro de Saúde n°4, no Riacho Fundo II; Centro de Saúde, na 115 Norte, na Escola CAIC-Santa Paulina, no Paranoá e na Creche São Francisco, na Estrutural. No total, 36 estudantes do curso técnico estão envolvidos.

“Essa ação estimula o conhecimento da realidade de cada cenário, além de mostrar aos futuros profissionais como trabalhar com as diversas faixas etárias”, disse o professor da Etesb e um dos supervidores, Benhur Cardoso. 

Para a estudante Mércia Ribeiro, 42 anos, essa é uma oportunidade para praticar o que foi assimilado na teoria e interagir com a comunidade. “Fiquei surpresa com o conhecimento que os alunos da Escola Classe têm sobre higienização bucal. A experiência desse trabalho em campo foi excelente”. 

SOBRE O CURSO – Criada há 52 anos, a Etesb é responsável pela formação de técnicos e auxiliares da área da saúde com a oferta do curso técnico em Saúde Bucal há 15 anos. O auxiliar de saúde bucal atua em consultórios e clínicas odontológicas, executando tarefas de apoio ao cirurgião dentista, antes, durante e após o atendimento, sendo o protagonista em ações de promoção e educação em saúde bucal, especialmente nas equipes de Saúde da família.