Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/06/15 às 19h45 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Esterilização ocorre normalmente no Hmib

COMPARTILHAR

Nenhum procedimento cirúrgico precisou ser desmarcado hoje (15) por mau funcionamento de equipamento

BRASÍLIA (15/6/15) – O funcionamento do autoclave, equipamento utilizado para esterilizar material, do Hospital Materno Infantil (Hmib), está normalizado desde a manhã desta segunda-feira (15). De acordo com a direção da unidade, nenhuma cirurgia deixou de ser realizada hoje em decorrência do mau funcionamento do aparelho.

“Nós formulamos um plano de ação com cronograma de execução de manutenção das nossas máquinas que estão precisando de conserto e adequação e, em um prazo de 60 dias, vamos resolver o problema”, garantiu à imprensa a diretora da unidade, Martha Vieira, após reunião com subsecretários e representantes de servidores.

Ainda de acordo com a gestora do Hmib, nestes 60 dias, caso o equipamento volte a apresentar defeito, a esterilização de material ocorrerá em outras unidades da rede, sempre observando questões sanitárias e tendo o rígido controle para que não ocorra a contaminação dos insumos após a esterilização. Na situação da falta do equipamento, as cirurgias eletivas -sem urgência e previamente marcadas- deverão ser canceladas, conforme pactuado com sindicatos e conselhos de classe.

Uma ação macro, para modernizar os equipamentos de outros hospitais do DF, está em andamento. A Secretaria de Saúde reconhece que esta é uma área delicada, e que tem problemas crônicos, há, pelo menos, um ano e meio. Subsecretários, gestores de hospitais, sindicatos e conselhos de classe comporão uma equipe para solucionar questões relativas à esterilização de materiais na rede.