Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/02/14 às 10h15 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Estudantes da ESCS participam do Projeto Rondon no Maranhão

COMPARTILHAR

Oito rondonistas dos cursos de Medicina e Enfermagem atuam na Operação Portal da Amazônia 2014

Estudantes de Medicina e Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) participam, pela quinta vez, do Projeto Rondon – Operação Portal da Amazônia-, no município João Lisboa, no Maranhão. Orientados pelas professoras da ESCS, Zulmira da Costa e Adarc Oliveira, os oito estudantes rondonistas participam do projeto de 26 de janeiro a 8 de fevereiro, desenvolvendo atividades em quatro eixos – Saúde, Educação, Cultura e Direitos Humanos. A ESCS está entre as 34 instituições de ensino superior que participam do Projeto.

Novos meios de aprendizagem como a leitura de livros, a prática dos contadores de histórias e de jogos pedagógicos, que estimulam um processo educativo diferenciado e divertido no ensino da matemática, estão entre as atividades que os estudantes desenvolvem junto aos professores e crianças do município. Palestras educativas e recreação também fazem parte do Projeto. Além disso, a comunidade é envolvida por meio de oficinas e debates sobre os problemas locais e o a formulação de projetos que objetivam em soluções.

O resgate da cultura regional, a formação política da comunidade, como a obtenção de documentos necessários para o cidadão, saúde do homem e da mulher estão entre os assuntos debatidos com a população de João Lisboa. “Esta é primeira vez que participo do Nacional. A expectativa é de aprendizado, já que todos os colegas que já participaram afirmam que aprendemos mais do que ensinamos. E o nosso objetivo é de fazer a transformação social, levar algum conhecimento, apesar deles terem muita mais a oferecer”, ressalta o estudante do segundo ano de Medicina Landweherner Lucena.

De acordo com a professora Zulmira Costa, a participação da Escola no Projeto Rondon é um orgulho. “Considero essa experiência do Rondon uma rica extensão universitária e um divisor de águas na formação dos universitários e docentes. A troca dos saberes através da experiência pratica e/ou teórica dos grupos envolvidos, o reconhecimento e o olhar do outro transformam qualquer pessoa. O Projeto Rondon Vai ficar no coração e na memória de quem fica e de quem vai embora. Orgulho de quem tem a oportunidade de participar”, ressalta.

Sobre o Projeto

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.
Saiba mais: http://projetorondon.pagina-oficial.com/portal/

Por Renata Madeira, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226