Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/03/18 às 19h41 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

Experiência do Teste do Pezinho do DF é levada para audiência na Paraíba

COMPARTILHAR

Brasília tem 100% de cobertura do exame e detecta 30 tipos de doenças

BRASÍLIA (14/3/18) – A médica geneticista Maria Teresa Alves da Silva Rosa, chefe da Unidade de Genética do Hospital de Apoio de Brasília, participou, na manhã desta quarta-feira (14), de audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba para falar sobre o Teste do Pezinho.

A apresentação abordou a oferta do teste de forma ampliada, para detectar precocemente um maior número de patologias. O DF é a única unidade da Federação que detecta mais que as seis doenças preconizadas pelo Ministério da Saúde por meio deste exame: consegue encontrar 30 tipos de enfermidade.

Durante o evento, a médica mostrou satisfação com a evolução da saúde pública do DF neste sentido. “Fico feliz por vir aqui compartilhar a experiência do Distrito Federal, que tinha a pior situação do país e hoje está com uma cobertura de 100% do Teste do Pezinho. Quero parabenizar a Paraíba, pois, com certeza, levantando este tipo de discussão, estará à frente dos outros estados do Nordeste”, declarou.

O Teste do Pezinho tem por objetivo identificar precocemente distúrbios e doenças no recém-nascido, garantindo tratamento e acompanhamento contínuo às pessoas com diagnóstico positivo.

Na rede pública do DF, todos os hospitais da rede e unidades básicas de saúde estão habilitados a fazer a coleta do sangue das crianças entre o seu segundo e quinto dia de vida. Por mês, são realizados cerca de cinco mil testes na rede. Desse total, pelo menos 0,3% apresenta alguma alteração.