Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/03/15 às 8h43 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Seminário “Novos Saberes em Água e Saúde”

COMPARTILHAR

Evento ocorre nesta quinta-feira (26), durante Semana Mundial da Água

BRASÍLIA (25/3/15) – Como parte da programação da Semana Mundial da Água de 2015 no Distrito Federal, acontece nesta quinta-feira (26), no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), o II Seminário Novos Saberes em Água e Saúde. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

O seminário tem por objetivo informar, alertar e sensibilizar os participantes para a relação entre a saúde humana e a saúde do meio ambiente e para a importância da preservação das águas, no recorte da produção dos alimentos.

Segundo os organizadores, será um espaço aberto para a reflexão e elaboração de propostas para enfrentar os problemas nesse sentido, especialmente para profissionais que atuam na Atenção Primária em Saúde da Secretaria de Saúde, com ênfase nas pesquisas de Saúde Rural. “São os profissionais de atenção primária que têm o que denominamos responsabilidade sanitária sobre o território de sua área de abrangência, por meio de ações educativas voltadas para a qualidade de vida das pessoas”, justifica Luiz Fernando Marques, da Fepecs.

O evento, que acontece das 8h às 17h30, receberá professores, pesquisadores e produtores de alimentos que debaterão sobre os riscos à vida na agricultura convencional e também sobre novos paradigmas para a produção de alimentos no cuidado com a vida.

Segundo a organização do evento, todos os temas que serão discutidos são importantes, mas o mais interessante do seminário será o fato de reunir pessoas comuns, estudantes, gestores e profissionais da saúde para pensar caminhos e debater sobre a importante relação entre saúde e meio ambiente.

“Em termos práticos, haverá uma interessante exposição após a mesa sobre comunidades que sustentam agricultura (CSA), onde será trazida a experiência de localidades que, na relação direta com pequenos agricultores, apoiam e compram a produção de alimentos sem agrotóxicos”, observa Luiz Fernando. Ele diz que, a depender da receptividade, há a proposta de implantação de um ponto de convivência/CSA na Fepecs, como atitude de promoção da saúde e principalmente de ação educativa para os futuros profissionais de saúde.

IMPORTÂNCIA- Uma das palestrantes, a professora doutora em educação pela Universidade de Brasília (UnB), Vera Lessa Catalão, argumenta que neste momento de crise que atravessamos, “a água apresenta-se como o elemento determinante para a sobrevivência humana”.

O seminário é uma promoção do Observatório Transdisciplinar em Água, Saúde e Educação (Oase) por meio da Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (Eapsus), da Fepecs, vinculada à Secretaria de Saúde, juntamente com o Centro de Estudo Transdisciplinar da Água (CET-Água) e a Rede Internacional de Estudos e Ações Transdisciplinares da Água (Reata).

As inscrições para participar do seminário podem ser feitas no endereço eletrônico: http://goo.gl/forms/Bdqe6RomHi. Dúvidas podem ser enviadas para o email: seminario.oase.2015@gmail.com

Confira a programação:
http://www.dominioprovisorio.net.br/ArquivosDiversos/Folder_10_03_2015s_pagina%C3%A7%C3%A3o-final11032015.pdf