Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/08/13 às 18h35 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Fercal terá cobertura de 100% com novas Equipes de Saúde da Família

COMPARTILHAR

Localidade receberá mais profissionais e terá duas Clínicas da Família


A região da Fercal, localizada entre Sobradinho e Sobradinho II, contará até o início do próximo ano com nove Equipes de Saúde da Família (ESF) e duas Clínicas da Família, que atuam na promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde da comunidade.

As equipes são compostas por um médico de família, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde. Quando ampliada, conta ainda com um dentista, um auxiliar de consultório dentário e um técnico em saúde dental.

Atualmente a área da Fercal conta com três equipes que cobrem as regiões dos núcleos rurais Catingueiros, Córrego de Ouro, parte do Boa Vista, Queima Lençol, Sonhem de Cima, Sonhem de Baixo, PA Contagem, PA Maranhão, Fercal II, Rua do Mato e Engenho Velho, onde a sede já foi reformada e está apta para receber uma nova ESF. No Núcleo Rural Boa Vista, será construída uma Clínica da Família, próxima a Associação Comunitária do Boa Vista, assim como em Queima Lençol.

“Nosso objetivo é cobrir 100% a região. Por isso, vamos disparar o mais rápido possível a construção dessa unidade em Boa Vista. Já temos o terreno (cedido pela Terracap), e o prazo para a empresa construir é de 150 dias. Com a implantação de todas essas unidades, a população será melhor assistida”, afirma o secretario de Saúde , Rafael Barbosa. Quanto à outra Clínica, segundo o secretário, uma produtora de agregados minerais e cimento da região da Fercal será obrigada a construí-la, a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta e a obra deve ser iniciada em breve.

Tecnologia
Uma outra novidade para os moradores da Fercal é que nos próximos meses a cidade será toda demarcada geograficamente, o que permitirá que as Equipes de Saúde Família localizem qualquer residência.

“Já foi realizado o georreferenciamento na região do Catingueiros, e realizaremos o mesmo trabalho em todas as unidades residenciais da Fercal, com o intuito de saber aonde está cada casa e sua disposição, a partir da dispersão da comunidade. Com o auxílio do GPS, teremos o local exato de cada moradia, reduziremos o tempo de percurso e atenderemos cada vez mais pessoas”, destaca Gleiton Lima.

Equipes de Saúde da Família
O trabalho de equipes da Saúde da Família é o elemento-chave para a busca permanente de comunicação e troca de experiências e conhecimentos entre os integrantes da equipe e desses com o saber popular do Agente Comunitário de Saúde. Esta ação é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada.

Amandda Souza