Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/10/13 às 12h21 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Gama promove capacitação sobre gerenciamento de resíduos

COMPARTILHAR

Hospital vai abordar situação no serviço de saúde

 

A Coordenação de Gerenciamento de Resíduos do Hospital Regional do Gama (HRG) realizará, nos dias 21, 28 e 31 e outubro,  e nos dias 04, 11, 18, 25 e 29 de novembro, de 13h às 18h, no auditório do NEPS, um curso sobre gerenciamento de resíduos de serviço de saúde. A capacitação se destina a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais servidores.

De acordo com a coordenadora de gerenciamento de resíduos, enfermeira Divinamar Pereira, os resíduos gerados pelos estabelecimentos de saúde são denominados resíduos de serviços de saúde e  por suas características recebem  tratamento diferenciado desde a sua geração até o destino final. “É importante que os profissionais de saúde tenham conhecimento sobre o assunto. Na capacitação abordaremos quais os cuidados no manuseio, na segregação, na coleta interna e externa, nos cuidados com o armazenamento dos resíduos infectantes e sobre norma regulamentadora que rege as atividades”, explicou a coordenadora.

A enfermeira informa que a comissão de resíduos de serviços de saúde do HRG vem desenvolvendo um trabalho de divulgação, de orientação e de controle do lixo gerado no hospital e sensibilizando os profissionais de saúde de acordo com o plano de gerenciamento de resíduos (PGRSS) do hospital. “A nossa meta é fazer com que todos o servidores tenham conhecimento sobre assunto e sobre  as nossas atividades”,  ela acrescentou.

O gerenciamento dos resíduos hospitalares visa proteger a saúde e o meio ambiente e atende à Resolução da Diretoria Colegiada n° 306, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária,  a Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente n° 358,   e a  Lei Distrital 4.352, de 30 de junho de 2009, que dispõe sobre o tratamento dos resíduos de serviços de saúde do Distrito Federal.

Eliane Simeão

 

Leia também...