Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/01/13 às 18h09 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

GDF empossa mais 565 servidores da Saúde

COMPARTILHAR

Profissionais vão reforçar as unidades de Saúde


Áreas essenciais do GDF ganharam, nesta quarta-feira (16), reforço com a contratação de 754 aprovados em concurso público. A partir de agora, eles passam a integrar os quadros de servidores na Saúde, no Desenvolvimento Social, no Detran-DF e na Procuradoria-Geral do DF. Acompanhado pela primeira-dama, Ilza Queiroz, o governador Agnelo Queiroz ressaltou a importância dos novos contratados para a reestruturação dos serviços públicos da cidade.

“Estamos recompondo e reorganizando a estrutura do serviço público no Distrito Federal. Não adianta apenas falarmos que essa ou aquela área é prioridade sem ações concretas. Por isso estamos contratando pessoas capacitadas para todas as fases do atendimento à população”, declarou o governador Agnelo Queiroz, que deixou uma mensagem aos novos servidores: “Vocês estão trazendo sangue novo, vontade de mudar a realidade do funcionalismo público, e vão integrar as melhores carreiras do país”, ressaltou.

Para o psicólogo Fabrício Fernandes Almeida, 35 anos, um dos empossados, a realização de concursos qualifica o atendimento público. “Esse é o processo correto. A contratação de terceirizados nem sempre garante profissionais qualificados, por isso a importância dessa cerimônia”.

Combate ao Crack – Entre os novos contratados na área da Saúde, 272 servidores de diversas especialidades vão atuar no combate ao crack e no seu tratamento. Eles se somarão a outros 68 servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), também empossados hoje.

“Enfrentamos o mal do crack e de outras drogas, com equipes nas ruas e oferecemos tratamento aos dependentes. As novas contratações vão reduzir os índices, que hoje são responsáveis por quase 95% das mortes violentas no DF. Vocês [empossados] fazem parte dessa luta, e aqui está uma parte desse exército. Pessoas capacitadas para o combate”, enfatizou.

Reforço em áreas essenciais – As novas contratações fazem parte da política de transparência e responsabilidade administrativa desenvolvida pelo governo de Agnelo Queiroz, desde o início da sua gestão. “Isso foi possível graças a um processo de recuperação da nossa capacidade financeira e orçamentária, que nos permitiu atender áreas fundamentais”, avaliou o secretário de Administração Pública, Wilmar Lacerda. “Estamos reestruturando o serviço público. Em dois anos, contratamos quase 8 mil servidores só para a Saúde. Isso é mais que na década anterior à nossa gestão”, lembrou o governador.

A Saúde foi a área com maior número de empossados. Os 565 nomeados vão atuar na rede regular e no programa de combate e tratamento ao crack e outras drogas. Desde o início desta, o número de convocados para a pasta chega a 7.923 servidores de todas as especialidades. Eles correspondem à maior parte dos 14.240 concursados contratados pelo GDF entre 2011 e 2012.

“A Câmara Legislativa também está participando desse processo de recuperação dos serviços públicos do DF. Nós estaremos junto a vocês para apoiá-los no que precisarem. Assim, teremos melhor atendimento para a população com a dedicação e a qualidade que ela merece”, disse o presidente da Câmara Legislativa do DF, Wasny de Roure, ao dar as boas-vindas aos novos concursados.

Detran – Após mais de 20 anos sem contratações, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) ganhou 70 agentes que vão trabalhar nas áreas técnicas e de assistência de trânsito.

“A demanda de serviços de trânsito no DF é muito grande, por isso a entrada dos concursados dará mais eficiência aos atendimentos prestados à população”, avaliou a assistente de trânsito Núbia de Lima Honório, ao tomar posse.

Vontade de ajudar – Sorrisos, festa e a vontade de ajudar fizeram parte da comemoração dos empossados. Esse é o caso da enfermeira Rithyanne da Silva Melo, que espera contribuir para um melhor atendimento aos usuários do sistema público de saúde do DF. “Quero me empenhar, sendo pontual e assídua, continuando o processo de especialização e me dedicando à minha função”, afirma.

Estiveram presentes à cerimônia os secretários de Desenvolvimento Social e de Transferência de Renda, Daniel Seidel; o secretário interino de Saúde, Elias Miziara; o diretor-adjunto do Detran-DF, Rômulo Augusto Felix; o deputado distrital Chico Vigilante, e o procurador-geral do DF, Marcelo Castelo Branco, entre outras autoridades.

Novas contratações – Por intermédio da Secretaria de Administração Pública, o GDF contratará 300 agentes de Polícia Civil por meio de concurso público. A autorização do processo seletivo foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) no último dia 14 e prevê a abertura de cadastro reserva. A expectativa é que o edital saia em até 45 dias.