Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/11/13 às 10h48 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

GDF inaugura segunda Clínica da família em Sobradinho

COMPARTILHAR

Unidade pode abrigar cinco equipes do Estratégia Saúde da Família

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal inaugura nesta sexta-feira (22), a segunda Clínica da Família de Sobradinho, às 10h30, na DF 420, Setor de Mansões, em frente ao Restaurante Comunitário de Sobradinho II. Com capacidade para abrigar cinco equipes do programa Estratégia Saúde da Família, a unidade é compostas por médico, enfermeiro, técnico em Enfermagem e agente comunitário de Saúde. 

Com 1.406 metros quadrados, a clínica da família vai garantir atendimento inicial e acompanhamento para cerca de 15 mil pessoas, especialmente moradores da região do condomínio Morada da Serra e mini chácaras, além das ARs 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 11, 14, 15, 17, 19, 21, 23, 24, 25, como também a Avenida Central. As demais quadras continuam com atendimento no Centro de Saúde 03 de Sobradinho II. Esta é a segunda unidade inaugurada na região administrativa. A primeira funciona em Nova Colina e realizou de maio a outubro mais de seis mil atendimentos.

A unidade oferece serviços de acolhimento, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, planejamento familiar, pré-natal, curativos, acompanhamento de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, atividades educativas em saúde e atendimento a pequenas urgências. A clínica funciona de segunda-feira à sexta-feira.

De acordo com o coordenador geral de Sobradinho, Paulo Lisbão, as equipes da clínica formam vínculo com a comunidade na qual estão inseridas, promovendo ações de atenção primária, como vacinação, curativos e acompanhando a saúde da população atendida.

Entre os servidores da nova Clinica da Família está o médico cubano Iban Fernandez Pena, do Programa Mais Médicos. A expectativa dele é grande para o início do trabalho no local. “É um desafio atender a população do Brasil, pois aqui existem algumas doenças que não encontramos em Cuba”, diz.

Instalações

A clínica conta com cinco salas de acolhimento e escuta qualificada, sala de vacina, recepção, sala administrativa, sete consultórios simples, cinco consultórios com banheiro, sete consultórios odontológicos, auditório, sala de curativos e outra de medicação, além de farmácia, almoxarifado, seis banheiros entre outras instalações de apoio e operação.

Fique sabendo

O Distrito Federal já conta com oito clínicas da família em funcionamento. Quatro em Samambaia, uma no Areal, duas no Recanto das Emas e uma em Sobradinho.

Em três anos de governo, a regional de Sobradinho recebeu diversos investimentos como, o Bloco Materno Infantil, a Clínica da Família (Nova Colina), reformou o pronto-socorro da pediatria e radiologia do hospital, ampliou em mais quatro leitos de UTI, construiu o posto do Samu. Além disso, reformou e ampliou dois postos saúde no Córrego do Ouro e Engenho velho.