Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/10/13 às 16h02 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

GDF investe R$ 140 mil na formação de dentistas

COMPARTILHAR

Atualização de conhecimentos para os que atuam na atenção básica de saúde

O Governo do Distrito Federal investiu R$ 140 mil na atualização de conhecimentos de dentistas que atuam na atenção básica de saúde (Centos de saúde e Estratégia Saúde da Família). Quase 200 profissionais lotados na Secretaria de Saúde SES/DF participaram do 24º Congresso Brasileiro de Odontopediatria, no Centro de Convenções Brasil 21, encerrado nesse domingo (13), com as atividades de ação social.

“Nosso foco nas orientações primárias eram crianças da Rede Pública de Educação. A semana foi produtiva para todos”, disse o gerente de Odontologia da rede pública de saúde do Distrito Federal, Sérgio Timóteo da Silva Mata.

O presidente do Sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal, Aroldo Pinheiro, disse que este é um momento histórico na capital. “Foi a primeira vez que a Secretaria de Saúde do DF investiu em conhecimento dos dentistas. Precisamos de atualizações e essa visão oficial foi fundamental para a participação maciça de nossos profissionais. Quem vai ganhar com essa visão inovadora será a população local”, afirmou o sindicalista. 

Para a dentista do quadro da Secretaria de Saúde, Consuelo Vasconcelos, o evento estimulou os participantes do DF. “Principalmente para quem não é odontopediatra, foi um incentivo ao conhecimento, porque somos dentistas da família e 70% dos nossos atendimentos são realizados em crianças de até 12 anos de idade. Foi produtivo e as crianças carentes do DF vão ganhar muito com esse investimento governamental”, disse.

Congresso

Com o tema “Compartilhar conhecimentos ampliando os horizontes para o bem estar infanto juvenil”, o 24º Congresso Brasileiro de Odontopediatria contou com a participação de quase mil congressistas – entre profissionais cirurgiões dentistas especialistas em odontopediatria, clínicos gerais, auxiliares e acadêmicos do segmento odontológico e áreas afins. O objetivo foi promover o aprimoramento técnico-científico e a discussão da saúde bucal como parte integrante e indissociável da saúde geral do indivíduo, servindo de parâmetro para medir a qualidade de vida.

O destaque apresentado no Congresso foi a participação na Implantação da Política Nacional de Saúde Bucal, em parceria com o Ministério da Saúde, voltando o olhar da Odontopediatria para o cuidado com as populações indígenas. Além disso, o evento apresentou a nova edição do Manual de Referência para Procedimentos Clínicos em Odontopediatria, da ABO-Odontopediatria.

Ação no Parque

As secretarias de Saúde do Distrito Federal, da Criança, da Educação, SESC, Administração do Parque Cidade Dona Sarah Kubitschek e Conselho Regional de Odontologia promoveram um evento importante no Dia das Crianças, como parte do Congresso Brasileiro de Odontopediatria. 

Cirurgiões dentistas da Secretaria de Saúde participaram de duas ações: uma voltada a crianças e outra para adultos. Para as crianças, os dentistas deram orientações sobre alimentação saudável para os dentes, passaram noções de higiene bucal e distribuíram kit composto por escova de dente, creme e fio dental. Os adultos fizeram exame preventivo de câncer bucal em um caminhão da unidade móvel de odontologia parado no Estacionamento 12, próximo à Administração do Parque.

José Roberto Bueno