Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/05/14 às 19h28 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

“GDF Junto de Você” leva Saúde ao Paranoá

COMPARTILHAR

Moradores do Itapoã e do Varjão também serão beneficiados

A 9ª edição do “GDF Junto de Você” estará até domingo (11) no Paranoá. Moradores do Itapoã e do Varjão também receberão atendimentos. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) leva às moradoras dessas localidades os serviços oferecidos pela Carreta da Mulher. Os exames de ecografia e mamografia serão realizados no sábado e no domingo, de 8h às 17h. Os atendimentos ocorrem por livre demanda, com a distribuição de 50 senhas, sendo 25 pela manhã e as 25 restantes, no período da tarde. Para ter acesso, é necessário levar o documento de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso a paciente não tenha o cartão, será feito no local.

Melhorias na Regional de Saúde

Nos últimos três anos, diversas ações foram adotadas pela SES/DF para melhorar o atendimento à população. O Hospital Regional do Paranoá (HRPa) triplicou o número de cirurgias por semana. Esse avanço se deve à ampliação do Centro Cirúrgico que, anteriormente, contava com apenas duas salas. Foram abertas mais duas e adquiridas três novas mesas cirúrgicas. A atual gestão também aumentou o número de leitos na UTI (de 8 para 10) e na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (de 12 para 15). Atualmente o HRPa está 100% informatizado e todo atendimento ao paciente é feito por meio do Prontuário Eletrônico.

O coordenador geral de saúde do Paranoá, Rommel Costa, destaca a reorganização dos fluxos de atendimento e a reestruturação do espaço para marcação de consultas do ambulatório. “Antes as consultas eram marcadas com os pacientes em pé e esperando por horas, além disso, eram agendadas para o mesmo horário, fazendo com que eles chegassem mais cedo e tivessem que esperar até o fim do expediente. Com as consultas marcadas por horários, o atendimento foi otimizado, proporcionando mais conforto para os que aguardam”, afirma.

A Coordenação do Paranoá tornou-se referência em diversas subespecialidades ortopédicas. Em fevereiro desse ano, a SES/DF lançou o Programa de Prevenção de Refraturas (Previrefrat) em Idosos no HRPa e reforçou a “linha de cuidado” deste paciente na Regional. Para atender essa demanda, foi instalado o aparelho de densitometria óssea a fim de diagnosticar a osteoporose e promover a prevenção da refratura. O programa, inédito no DF, coloca a capital como a segunda unidade da federação que realiza este tipo de prevenção. O pioneiro é o estado do Rio de Janeiro, no Hospital Federal de Ipanema.

Também merece destaque o Serviço de Coluna do HRPa, inaugurado em janeiro de 2013. Somente neste ano foram realizadas 211 cirurgias de trauma de coluna vertebral – certamente uma das maiores estatísticas do Brasil – que é um procedimento de alta complexidade e custo, além da gravidade e possibilidade de sequelas incapacitantes. Além disso, o HRPa é a referência no DF em cirurgia de mão, outro procedimento considerado de alta complexidade. O coordenador Rommel enfatiza ainda a criação do PAESO (Pronto Atendimento de Especialidades Ortopédicas), que funciona como “porta aberta”, bastando ao paciente procurar a emergência no dia específico da especialidade.

Por Patrícia Kavamoto, da Agência Saúde DF