Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/06/13 às 18h30 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Universidade da Califórnia debate gestão das UPAs no Recanto das Emas

COMPARTILHAR

Resultados de parceria com universidade americana

A Coordenação Geral de Saúde do Recanto das Emas promove um debate sobre Processo de Gestão em Unidade de Pronto Atendimento, nesta terça-feira (4), a partir das 9h, na clínica da família localizada na Quadra 104/105.

O Processo de Gestão em Unidade de Pronto Atendimento é resultado de parceria entre a Escola Superior de Ciência da Saúde/Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde (ESCS/Fepecs) e University of Southern Califórnia (USC), que escolheram a UPA do Recanto das Emas como cenário para estudos na esfera do intercâmbio internacional.

O encontro será aberto pelo coordenador geral de Saúde do Recanto das Emas, Fábio Sabino. O trabalho realizado em parceria com a ESCS, sobre práticas viáveis e a realidade da gestão de saúde será apresentado pelo PhD em gestão e tecnologia voltadas para operações de saúde global da Marshall School of Business (MSB), dos Estados Unidos, Sriram Dasu.

“O foco dessa cooperação técnico-científica, que não gera ônus para o SUS/DF, será na área de gestão e inovações de processos, visando implementar inovações com baixo ou nenhum custo para o sistema, aperfeiçoar fluxos e processos de trabalho”, explica Karlo Quadros, responsável pela parceria e chefe da Coordenação de Pesquisa e Comunicação Científica (CPEq/ESCS). Segundo o coordenador, essas atuações de análise não se restringem às UPAS, mas também a outras áreas como Atenção Primária à Saúde.

Sriram Dasu é especialista em pesquisa operacional em sistemas e serviços de saúde, com atuação em diversos países, como parceiro na pesquisa de soluções práticas e sem custo aos governos. É o orientador de três estudantes de mestrado do curso de Gestão e Inovação de Processos da Universidade americana, que frequentaram a UPA em março de 2013, para analisar os processos de gestão com os profissionais de saúde da unidade.

Cronograma
9h às 9h20 – Abertura pelo coordenador da Regional dr. Fábio Sabino.
9h20 às 9h40 – Apresentação da UPA pela dra. Cristhiane de Aguiar e dr. Karlo Quadros
9h40 às 10h40 – Apresentação dos resultados pelo PhD Sriram Dasu da USC
10h40 às 12h – Discussão (propostas)