Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/09/13 às 18h34 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Grupo de ajuda para emagrecer é formado em Planaltina

COMPARTILHAR

Reuniões quinzenais, abertas para a comunidade

Metamorfose: Emagrecer e Manter é o nome do grupo de apoio criado pela Regional de Saúde de Planaltina, com o objetivo de incentivar hábitos alimentares saudáveis entre pessoas que estão acima do peso e estimulá-las a manter um quadro saudável.

Os participantes do grupo serão orientados e acompanhados por nutricionistas, professores de educação física e psicólogos, que realizarão palestras sobre a importância da boa alimentação aliada a prática de exercícios físicos.

O grupo é aberto à comunidade em geral e aos servidores, inclusive crianças. As reuniões serão realizadas quinzenalmente, sempre aos sábados.

“Acreditamos que o apoio dos profissionais e dos integrantes ajuda no processo de emagrecimento. As pessoas são motivadas, apoiadas e aprendem a mudar seus estilos de vida e temos como ajudá-las”, diz a representante do grupo, Patrícia Ribeiro.

Segundo Patrícia, será elaborada uma dieta preparada por nutricionista, e as pessoas que perderem mais peso receberão brindes.

Dados do Ministério da Saúde
De acordo com o Ministério da saúde, o percentual de pessoas com excesso de peso supera mais da metade da população brasileira.

O aumento atinge tanto a população masculina quanto a feminina. Atualmente, 18% das mulheres estão obesas. Entre os homens, a obesidade é de 16%.

Apenas 22,7% da população ingerem a porção diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de cinco ou mais porções ao dia. Outro indicador que preocupa é o consumo excessivo de gordura saturada: 31,5% da população não dispensam a carne gordurosa e mais da metade (53,8%) consome leite integral regularmente. Os refrigerantes também têm consumidores fieis – 26% dos brasileiros tomam esse tipo de bebida ao menos cinco vezes por semana.

Tatiane Gomes