Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/02/14 às 16h23 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Grupo de Insuficiência Cardíaca do Guará participa de palestra em psicologia

COMPARTILHAR

Compreender melhor como são processadas as emoções a partir da percepção individual

O Grupo de Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) do Hospital Regional do Guará participou de palestra com a psicóloga Luana Jeronima que abordou o tema “Percepção – sua influência nas emoções”. O grupo pode compreender melhor como são processadas as emoções a partir da percepção individual. Foram abordados os vários tipos de percepções do ser humano – visual, auditiva, olfativa, gustativa, tátil, temporal espacial e propriocepção (capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação).

Para Luana, as emoções podem variar conforme a interpretação das coisas. “É muito importante o paciente entender que muitas vezes não existe uma verdade ou o certo e errado. Ele precisa apreende que o que vemos pode variar com a informação que recebemos. Esse novo conhecimento pode alterar a percepção”, declarou.

São 300 pacientes cadastrados com diagnóstico da doença e que recebe acompanhamento tanto individual como no grupo desde outubro de 2005. As atividades acontecem quinzenalmente sobre temas diversos. O grupo é acompanhado por uma equipe multiprofissional do ambulatório de cardiologia do hospital. Fazem parte da equipe enfermeiro, nutricionista, psicólogo e cardiologistas. Esse é um atendimento pioneiro e único dentro da Secretaria de Saúde. O trabalho é coordenado pelo médico cardiologista Lucimir Maia.

A intenção é trazer um atendimento humanizado aos pacientes cadastrados com insuficiência cardíaca congestiva. Os temas escolhidos são para oferecer conhecimento, suporte e trazer uma melhor qualidade de vida. As palestras seguem um cronograma anual com assuntos diversificados e conta com a participação de profissionais de outras áreas lotados no HRGU como fisioterapia, homeopatia, práticas integrativas, odontologista, endocrinologista entre outros.

Com isso, a área consegue a adesão desses pacientes e diminuir assim, o número de internamentos no hospital. Maria Calixto participa das reuniões sempre. “Eu sou paciente do hospital e é muito bom estar aqui para dividir o que estamos passando e fazendo no dia a dia. Estou me sentindo muito bem, mas preciso frear um pouco porque já andei abusando”, afirmou.

A família também é assistida pelos profissionais. Elas podem participar das consultas individuais e no grupo que acontece semestralmente. O objetivo é subsidiar o trabalho com informações e oferecer apoio com informações sobre o manejo do tratamento como também no processo saúde-doença.

O Guará realiza Ecocardiograma, Eletrocardiograma (ECG) e exames laboratoriais. Além disso, tem o serviço de Telemedicina com encaminhamento pela regulação (SISREG). Caso o paciente precise de exames ou consulta de outras especialidades que não tenha na Regional de Saúde do Guará, ele já é encaminhado pela equipe.

Insuficiência

Insuficiência cardíaca congestiva (ICC), também conhecida como insuficiência ventricular esquerda ou somente insuficiência cardíaca, é uma condição fisiopatológica na qual o coração encontra-se incapacitado de bombear sangue a uma taxa ideal para atender às necessidades dos tecidos metabolizadores.

Por Erika Bragança, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226