Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/02/20 às 12h14 - Atualizado em 20/02/20 às 16h34

Grupo Gente é pra Brilhar realiza grito de Carnaval

COMPARTILHAR

Grupo da UBS de Sobradinho II utiliza recursos terapêuticos não medicamentosos 

 

Com o objetivo de empoderar o potencial de seus pacientes, fortalecendo a autoestima e o autoconhecimento para alcançar melhores condições de saúde física e mental, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 de Sobradinho II organizou o grupo terapêutico chamado “Gente é pra Brilhar”, em que são desenvolvidos vários recursos terapêuticos não medicamentosos.

 

Na manhã de ontem (19), ocorreu o grito de Carnaval do “Gente é pra Brilhar”, que teve como enredo crítico a medicalização excessiva e o uso abusivo de medicamentos psicotrópicos. O evento contou com lanche, uso de fantasias, marchinhas de Carnaval e muita animação. Além de uma caminhada ao redor da UBS.

 

O “Gente é pra Brilhar” tem encontros todas as quartas-feiras, das 8h às 10h, nos quais são utilizadas práticas como yoga, massagem, acumpuntura, Lian Kun, mandala, Thai Chi Shuan, além de passeios para locais variados.

 

“Nosso objetivo é romper com a forma tradicional de tratamento, utilizando de recursos terapêuticos, evitando o uso excessivo de medicamentos psicotrópicos. Muitos pacientes que sofrem de depressão, doenças crônicas, diabetes e hipertensão tiveram melhora em seu quadro clínico e reduziram o uso de medicamentos depois de começar a participar do grupo”, explica Vanusa Castro, servidora da Unidade Básica de Saúde 02.

 

SURGIMENTO – O grupo foi criado em 2014, a princípio, com os pacientes diabéticos e hipertensos. No entanto, como houve grande interesse de outros pacientes, hoje são 50 integrantes no total. Sendo formado por jovens, adultos e idosos.

 

Jurana Lopes, da Agência Saúde

Fotos: Divulgação