Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/04/17 às 19h27 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

HAB realiza primeiro módulo do curso Hemoterapia em Foco

COMPARTILHAR

Dividida em oito módulos, capacitação termina em novembro

BRASÍLIA (10/4/17) – O Hospital de Apoio de Brasília (HAB) realizou, nesta segunda-feira (10), o primeiro módulo do curso Hemoterapia em Foco, que deve ser concluído em novembro deste ano. Dividida em oito módulos, a capacitação busca promover a reflexão sobre as condutas relacionadas ao processo de transfusão de sangue ao paciente, conhecidas tecnicamente como práticas transfusionais. O próximo encontro será no dia 18 de maio.

Os módulos tratam dos principais assuntos relacionados ao tema, como o aspecto jurídico-legal das transfusões, a bioética na transfusão sanguínea, os desafios da hemoterapia nas doenças oncológicas e outros. A iniciativa é voltada para a equipe multidisciplinar do HAB, responsáveis técnicos das agências receptoras de sangue, hematologistas, paliativistas, oncologistas e outros profissionais da saúde.

Na ocasião, foi debatida a história da Hemoterapia e quais os aspectos relevantes da medicina transfusional. Em seguida, houve uma mesa redonda que discutiu este serviço como suporte terapêutico e o uso racional de hemocomponentes. O evento contou com a presença da diretora técnica do Hospital da Criança de Brasília (HCB), Ísis Magalhães.

Segundo a pediatra Maria Jacinta, gerente de Assistência Multidisciplinar e Apoio Diagnóstico do HAB, a ação visa remodelar, de acordo com os protocolos institucionalizados pela Hemorede, a forma da prática transfusional na unidade. “Esse curso trará benefícios diretos aos pacientes, pois, com as novas técnicas ensinadas, nossos profissionais estarão mais qualificados para monitorarem os possíveis riscos inerentes à cada transfusão. Um bom monitoramento está diretamente ligado à redução dos riscos decorrentes de reações”, explica a médica. “O principal foco do curso é oferecer à população um serviço com mais qualidade e excelência”, completa Anelise Pulschen, diretora-geral do HAB.

Confira mais fotos aqui.