Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/11/19 às 16h04 - Atualizado em 8/11/19 às 22h49

Hackathon desenvolverá soluções inovadoras para unidade de saúde do Guará

COMPARTILHAR

Criação do Blog Farmácia inspirou faculdade a buscar mais melhorias para o local

 

O exemplo do Blog Farmácia, criado para informar pacientes sobre o estoque de medicamentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 do Guará II, inspirou o setor privado a desenvolver novas soluções para o local. A direção da Faculdade Projeção convidou representantes da unidade para o Hackathon Projeção 2019, quando eles apresentarão, na noite desta sexta-feira (8), os principais desafios da UBS para cerca de 100 alunos da instituição.

 

Os estudantes se dividam em equipes e desenvolvam, até a noite deste sábado (9), sugestões de ideias que se tornem soluções inovadoras para a unidade. Essa é a proposta do Hackathon – evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software em maratonas de trabalho, com o objetivo de criar soluções específicas para desafios.

 

As ideias devem contribuir na divulgação dos serviços de saúde oferecidos no local. A parceria é voluntaria e não vai gerar custos para nenhuma das partes.

 

“A equipe que desenvolver o melhor plano de negócios será a vencedora. E a proposta será repassada à Secretaria de Saúde. Esta é uma oportunidade de encontrar novas alternativas para resolver as dificuldades que a unidade básica enfrenta”, avalia a farmacêutica Maria Eduarda Martins, que desenvolveu o Blog Farmácia quando ainda era estagiária na UBS 2 do Guará II.

 

Maria Eduarda participará do Hackathon com a farmacêutica Rosane Veiga, responsável técnica pela farmácia da unidade. As duas farão uma palestra sobre os desafios a serem superados com a criação de soluções inovadoras para a unidade de saúde.

 

“Seria interessante receber ideias que ajudem a divulgar os serviços oferecidos pela UBS do Guará. Não só referente à lista de medicamentos, como o Blog Farmácia, mas para outras áreas também, como a sala de vacina, os grupos de serviço, e mostrar como funciona a Estratégia Saúde da Família. Será ótimo ampliar essas formas de comunicação para beneficiar os usuários”, sugere Rosane Veiga.

 

INOVAÇÃO – Em maio de 2018, foi criado o blog para a farmácia da UBS 2 do Guará II. A ideia era informar a população sobre quais medicamentos estavam disponíveis ou em falta e a previsão de chegada, sem a necessidade de o paciente sair de casa. A ferramenta é um facilitador a mais, que traz comodidade aos usuários.

 

Em fevereiro deste ano, a inovação foi complementada com a criação de um QR Code – código de barras digital – que dá acesso ao blog pelo celular. O objetivo é ampliar o acesso, uma vez que a maioria dos usuários que vai à unidade só acessa a internet pelo celular.

 

“É gratificante ver os frutos de um projeto inovador como o blog e o QR Code. E a parceria com a instituição de ensino permite ampliar e expandir a iniciativa, de modo a alcançar mais pacientes, sem perder o escopo da inovação no setor público”, destaca a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Moema Campos.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF