Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/07/13 às 21h42 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

HMIB recebe teatro educativo sobre violência sexual

COMPARTILHAR

Crianças internadas no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) assistiram na tarde desta quarta-feira (10), um teatro educativo sobre violência sexual. 

A peça foi criada pela residência da enfermagem em ação conjunta com o projeto violeta do HMIB que atende crianças e mães vítimas de agressão e violência sexual. Para que os menores tivessem um maior aprendizado e relacionassem a vida real com a história, o grupo se caracterizou e contou a história de forma animada. “A intensão é entreter as crianças e informá-las, pois muitas vezes o crime não é denunciado por medo ou falta de informação”, explica a coordenadora do Projeto Violeta do HMIB, Elizabeth Maulaz.

O delegado adjunto da delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA), Rogério Borges, conta que iniciativas como a do projeto podem ajudar a criança a denunciar o crime e até prevenir que o abuso e a exploração sexual sejam realizados. “Quando a vítima é criança costuma confundir o abuso com carinho devido à própria idade. No momento que elas são informadas nas escolas, hospitais, e no meio familiar descobrem que aquela ação é errada”, explica o delegado.

Segundo Rogério, é fundamental que os pais conversarem com os filhos diariamente. “Se os pais notarem algum comportamento diferente no filho deve conversar com eles para descobrir o que aconteceu. Se tiver sido abuso ou exploração podem denunciar pelo número 100 ou pelo 197”, concluí o delegado.

Neste ano o projeto violeta assistiu cerca de 580 crianças vítimas de agressão sexual. Para ser atendido pelo projeto o paciente pode entrar em contato pelo número 3445-7669 ou ir diretamente ao HMIB.  

 

Ludmila Mendonça

Leia também...