Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/03/18 às 10h49 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

Hmib vai inaugurar Jardim Sensorial para uso terapêutico

COMPARTILHAR

Espaço com plantas de texturas e aromas diferentes estimula os cinco sentidos

BRASÍLIA (7/3/18) – O Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) irá inaugurar, nesta quinta-feira (8), às 9h, o Jardim Sensorial. O espaço lúdico e de descanso será voltado a pacientes e servidores interessados em apreciar um contato diferente com a natureza.

No local, podem ser percebidas sensações que estimulam os cinco sentidos, principalmente, o tato e o olfato, com a possibilidade de tocar plantas com superfícies e aromas diferentes, além de inúmeras outras possibilidades, como visitas terapêuticas dos pacientes com equipe multiprofissional.

As plantas do canteiro exalam perfume e aroma, além de possuírem diversas texturas em suas folhas e caules. Entre elas, hortelã, menta, alfazema, orquídeas do projeto “Brasília: capital da Orquídeas”, além das mais diversas plantas medicinais da flora brasileira.

O jardim também poderá ser ampliado com outras sensações, como o caminho descalço, onde a pessoa anda sobre diversas texturas, como cascalho, areia, grama, água etc.

O espaço está na área verde próxima ao corredor central do hospital. A empresa COSS realizou as obras, enquanto outras instituições doaram as plantas. Não houve custos para a Secretaria de Saúde na construção do Jardim Sensorial.

RESIDENTES – No mesmo dia, o Hmib promove, a partir das 11h, o acolhimento dos novos residentes médicos, uniprofissionais e multiprofissionais na unidade. O evento será realizado no auditório do hospital.

Ao todo, foram oferecidas 69 vagas para residentes no Hmib, sendo 49 para médicos, oito para uniprofissionais em enfermagem e 12 para multiprofissionais, nas áreas de: farmácia (2), fonoaudiologia (2), fisioterapia (2), assistentes sociais (2), psicologia (2) e nutrição (2). Todos receberão certificação ao final da residência.

HOSPITAL MUSICAL – Além disso, terá no auditório a apresentação do projeto Hospital Musical. A iniciativa foi idealizada entre 2003 e 2004 por um grupo de médicos que também são músicos. Contudo, a atividade foi interrompida em 2009. Depois de nove anos, os integrantes resgataram o projeto em 2018 e reiniciarão a atividade no Hmib.

O objetivo do Hospital Musical é humanizar com música o ambiente hospitalar. São contemplados diferentes estilos e ritmos, como baião, bossa nova e sambas, em geral, valorizando a Música Popular Brasileira (MPB).

HOMENAGEM – Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, serão distribuídas rosas no auditório do Hmib para todas as servidoras do hospital, e músicas com mulheres como tema serão tocadas pelo Hospital Musical.