Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/06/13 às 16h18 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Hospital de Planaltina implantará Sistema Manchester

COMPARTILHAR

Metodologia científica que confere classificação de risco para os pacientes


Os médicos e enfermeiros do Hospital de Planaltina serão treinados sobre o Sistema Manchester de Classificação de Risco, entre os dias 18 e 21 de junho, na sede da Fiocruz, em Brasília.

O Sistema de Triagem de Manchester é uma metodologia científica que confere classificação de risco para os pacientes que buscam atendimento em uma unidade de pronto-atendimento.  A previsão é que o novo sistema seja implantado no Hospital de Planaltina em julho.

O processo de triagem se dá com a abertura de ficha no setor. Após isto, o paciente é direcionado para a sala de triagem. O enfermeiro identifica a queixa principal e através dela associa um fluxograma de Manchester a ser aplicado. “Baseado nas respostas do paciente, ele identifica uma cor para o risco”, explica o coordenador da Política Nacional de Humanização do Hospital de Planaltina, Fábio Tomaz da Silva.

Cores

Quanto ao significado das cores, Fábio informa que o paciente classificado como vermelho deve ser atendido de imediato, e as demais cores, branco, laranja, amarelo, verde e azul devem ser atendidos conforme a gravidade.

Para Fábio, o protocolo tem tudo para melhorar o atendimento. “Quem mais ganha com isso é o usuário que vai ser classificado com mais segurança”, diz.

Os profissionais que serão treinados e farão uma prova para testar seus conhecimentos. Além disso, serão feitas as auditorias periódicas pelos instrutores da Secretaria de Saúde, para avaliação do novo sistema de triagem.

Tatiane Gomes