Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/06/13 às 16h18 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Hospital de Planaltina implantará Sistema Manchester

COMPARTILHAR

Metodologia científica que confere classificação de risco para os pacientes


Os médicos e enfermeiros do Hospital de Planaltina serão treinados sobre o Sistema Manchester de Classificação de Risco, entre os dias 18 e 21 de junho, na sede da Fiocruz, em Brasília.

O Sistema de Triagem de Manchester é uma metodologia científica que confere classificação de risco para os pacientes que buscam atendimento em uma unidade de pronto-atendimento.  A previsão é que o novo sistema seja implantado no Hospital de Planaltina em julho.

O processo de triagem se dá com a abertura de ficha no setor. Após isto, o paciente é direcionado para a sala de triagem. O enfermeiro identifica a queixa principal e através dela associa um fluxograma de Manchester a ser aplicado. “Baseado nas respostas do paciente, ele identifica uma cor para o risco”, explica o coordenador da Política Nacional de Humanização do Hospital de Planaltina, Fábio Tomaz da Silva.

Cores

Quanto ao significado das cores, Fábio informa que o paciente classificado como vermelho deve ser atendido de imediato, e as demais cores, branco, laranja, amarelo, verde e azul devem ser atendidos conforme a gravidade.

Para Fábio, o protocolo tem tudo para melhorar o atendimento. “Quem mais ganha com isso é o usuário que vai ser classificado com mais segurança”, diz.

Os profissionais que serão treinados e farão uma prova para testar seus conhecimentos. Além disso, serão feitas as auditorias periódicas pelos instrutores da Secretaria de Saúde, para avaliação do novo sistema de triagem.

Tatiane Gomes

Leia também...