Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/06/17 às 19h01 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Hospital de Planaltina reduz tempo de internação

COMPARTILHAR

Avaliação de equipe multidisciplinar melhora recuperação de pacientes

BRASÍLIA (7/6/17) – Quatro dias a menos de internação. Esse é o primeiro resultado das visitas a pacientes internados no Hospital Regional de Planaltina, realizadas por uma equipe multidisciplinar. Cerca de 130 pacientes são visitados às terças e quintas-feiras, nas clínicas médica e cirúrgica do pronto-socorro e da internação.

A medida, adotada a partir de fevereiro, permite que os internados sejam avaliados como um todo, melhorando a qualidade da alta e diminuindo os riscos de reospitalização.

“A gente conversa com o paciente, verifica se os medicamentos estão fazendo efeito, se ele está tendo alguma intercorrência, se a alimentação oferecida está de acordo. Enfim, como a equipe é formada por profissionais das mais diversas áreas, conseguimos uma avaliação geral, pois eles trocam ideias e tentam melhorar o atendimento”, explica a gerente de Assistência Multidisciplinar e do Apoio Diagnóstico, Maria do Socorro.

Um dos pacientes atendidos nessas visitas, Josué Rodrigues de Freitas, 65 anos, recebeu alta após cinco dias internado e saiu agradecendo. “As pessoas falam mal dos hospitais, mas aqui é diferente. Os profissionais têm atenção total com a gente”, disse o paciente que foi parar no hospital após ferir o dedo em uma máquina de cortar cerâmica.

A equipe multidisciplinar é formada por médico, farmacêutico clínico, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, além de integrantes dos núcleos de Infecção Hospitalar, de Segurança do Paciente, de Atenção Domiciliar e de Assistência Cirúrgica, além de equipes de remoção.