Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/04/17 às 18h20 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Hospital de Santa Maria faz aniversário nesta sexta (28)

COMPARTILHAR

Unidade comemora nove anos de funcionamento

BRASÍLIA (27/4/17) – Com o título de maior Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Distrito Federal, já que possui 79 leitos desse tipo ativos, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) comemora, nesta sexta-feira (28), nove anos de funcionamento. Somente em 2016, foram realizadas 191.254 consultas no ambulatório e na emergência. Além disso, foram feitas 2.297 cirurgias e 3.135 partos.

Para celebrar a data, a partir das 10h, haverá execução do Hino Nacional pela banda do Corpo de Bombeiros Militar e corte de bolo. A programação inclui apresentação da história da unidade e de um vídeo.

O diretor do HRSM, Igor Dourado, destacou que a unidade possui, entre os leitos de UTI, 40 para adultos, 21 pediátricos e 18 neonatais. Com uma área de 43 mil metros quadrados, o hospital, inaugurado em 2008, é dividido em ambulatório, emergência, fisioterapia, central de materiais esterilizados, centro obstétrico, ortopedia e clínica médica.

“Além disso, conta com as especialidades clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, ginecologia/obstetrícia e neonatologia. No ambulatório de especialidades, também é possível ter acesso a geriatras, endocrinologistas, cardiologistas e reumatologistas”, citou o diretor da unidade, onde 2,2 mil profissionais prestam serviço.

Para 2017, a ideia é credenciar a unidade no Ministério da Saúde como hospital de ensino. A ação permitirá que alunos universitários de cursos da saúde possam utilizar a estrutura e corpo técnico para aprender e se capacitar.

“A previsão é de que a partir de junho, tenhamos alunos de cursos como medicina, farmácia, enfermagem. Para isso, já estamos reativando as comissões que vão indicar para o Ministério da Saúde que o hospital é estruturado para receber acadêmicos”, explicou Igor. O diretor destacou que o credenciamento também viabilizará o recebimento de verbas que poderão ser investidas em compra de equipamentos e materiais.