Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/02/15 às 11h55 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Gestantes participam de capacitação no Hospital de Taguatinga

COMPARTILHAR

Grávidas recebem orientações relacionadas à maternidade 

BRASÍLIA (13/2/15) – A primeira turma do Curso de Capacitação para Gestantes de 2015, realizado pelo Hospital Regional de Taguatinga (HRT), concluiu suas atividades, na última quinta-feira (12). O objetivo do curso, oferecido gratuitamente, foi promover a redução da morbimortalidade materno infantil, sanar as dúvidas que a gestante apresenta durante a gravidez e orientá-las sobre as dificuldades no período pré e pós-parto.

Durante o curso temas como interação familiar, adequações posturais, teste da orelhinha, cuidados com recém-nascidos e vilões da amamentação foram tratados pelos especialistas da Unidade de saúde.

Após o nascimento do pequeno Lincoln, a ex-aluna Jackeline Silva Brito, 33 anos, ressalta a importância na participação no curso realizado em 2014. “As orientações que recebi durante os quatro módulos foram muito além da minha expectativa, pois foram abordados temas importantes para quem será mãe. Além da amamentação, recebi dicas sobre leis trabalhistas e outros assuntos”.

Para participar do curso, é necessário que a gestante a partir da 24ª semana da Data Provável do Parto (DPP), esteja sendo atendida pelo Alto Risco/HRT ou pelo pré-natal dos Centros de Saúde mais próximo da sua residência e que ser moradora de Taguatinga, Samambaia, Recanto das Emas e Vicente Pires (Região Sudoeste).

O curso, que é organizado pela Comissão do Curso para Gestantes, é dividido em quatro módulos. A formação envolve várias especialidades da área de saúde tais como: Ginecologia, Pediatria, Enfermagem, Nutrição, Terapia Ocupacional, Assistência Social, Psicologia e Fonoaudiologia.

O curso – Em outubro de 2013, uma parceria entre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) e Rede Cegonha constatou a necessidade de reestruturar alguns serviços com o propósito de melhorar o atendimento às gestantes da rede pública de saúde. A partir daí, o Centro de Referência dos Bancos de Leite do DF juntamente com a Unidade de Ginecologia e Obstetrícia e Unidade de Nutrição uniram-se para formar a comissão gestora do curso.

Um cronograma envolvendo toda equipe multidisciplinar de várias especialidades clínicas, dentre elas: médica, enfermagem, psicologia, assistência social, terapia ocupacional, fonoaudiologia e nutrição foi elaborado pelo grupo favorecendo a qualificação técnica-científica desses profissionais, os quais orientariam as gestantes em cada fase do seu período de gestação, no parto e pós-parto, além de estender os cuidados ao bebê.

A primeira edição do curso de gestante contou com a participação efetiva de 50 pacientes e seus acompanhantes, revelando-se um sucesso de público e troca de experiência entre pacientes e profissionais.

Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone: 3353 1080.