Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/04/14 às 21h30 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Gama cria núcleo de qualidade hospitalar e segurança do paciente

COMPARTILHAR

Planejamento de metas é concluído

Após quatro meses de implantação, o Núcleo de Qualidade Hospitalar e Segurança do Paciente do Hospital Regional do Gama (HRG) conclui o planejamento das três metas dos seis itens preconizados pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que visam melhorar a assistência.

As primeiras três metas trabalhadas pela equipe foram a identificação correta do paciente; a melhoria na segurança da prescrição, no uso e na administração de medicamentos; e a higienização das mãos para evitar infecções. As próximas metas a serem executadas serão a redução dos riscos de queda e úlceras por pressão; a melhoria na comunicação entre os profissionais de saúde; e assegurar a cirurgia em local de intervenção, procedimento e pacientes corretos.

“O nosso foco é a segurança do usuário através da mudança nos processos de trabalho da equipe de saúde”, informa a enfermeira Michele do Reis Almeida, coordenadora do Núcleo.

Os normativos e os documentos relacionados à meta número um – identificação correta do paciente – estão à disposição dos profissionais para consulta, na área de trabalho dos computadores, em todos os setores e nas unidades de internação do hospital. “O núcleo também já concluiu o projeto das pulseiras de identificação para os pacientes internados”, observa Michelle Almeida.

O Núcleo é composto por uma equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro, farmacêutico, técnico de enfermagem e administrador.
Segundo Michele Almeida, informativos sobre como é executado o serviço do grupo já foram divulgados em toda a regional de saúde. “Futuramente faremos um trabalho de conscientização entre os pacientes para informá-los sobre os seus direitos. O nosso objetivo é que os profissionais de saúde prestem uma assistência de qualidade e de segurança aos nossos usuários”, ressalta.

Implantação

Em dezembro de 2013 a Secretaria de Saúde (SES-DF), ciente da importância da qualidade hospitalar e segurança, formou um grupo de trabalho para discutir melhorias nos processos de trabalho das coordenações regionais de saúde. O núcleo central é constituído por um representante de cada hospital da SES.

Eliane Simeão, da Agência Saúde DF

Leia também...