Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/02/14 às 10h54 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Hospital do Gama ganha serviço de telemedicina

COMPARTILHAR

Serviço vai atender aos pacientes graves em diversas complexidades clínicas

O projeto telemedicina do Programa de Apoio e Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em parceria com Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo (HIAE), começou a funcionar nessa terça-feira (11) no Hospital do Gama. O serviço vai atender aos pacientes graves em suas diversas complexidades clínicas e que estão internados no pronto-socorro adulto e na unidade de terapia intensiva.

No Brasil, o projeto de telemedicina do PROADI-SUS já funciona em 11 estados e em 15 hospitais. No Distrito Federal, o Hospital do Gama é o pioneiro na iniciativa que proporcionará à unidade de saúde consultoria médica (segunda opinião), apoio diagnóstico, troca de informações médicas e acompanhamento especializado em tempo real com a equipe multidisciplinar do Albert Eisntein.

Segundo o cardiologista do HIAE e responsável pela capacitação da equipe do pronto-socorro, Carlos Abreu Filho, o serviço vai funcionar 24 horas por dia, com um médico plantonista que pode ser um neurologista, um médico intensivista ou um cirurgião geral, onde em tempo real, os profissionais vão discutir os casos clínicos dos pacientes internados nas unidades de urgência e emergência ampliando o acesso às informações que possibilitem diagnósticos mais rápidos e tratamentos médicos mais eficazes.

“Teremos uma interação com a equipe daqui com a equipe multidisciplinar do Albert Einstein por meio da troca de informações. Vamos repassar conhecimentos técnicos científicos, contribuiremos com a formação acadêmica dos médicos residentes e a nossa equipe estará preparada para dar suporte necessário à todas as demandas de urgência e emergência do HRG como nos casos clínicos de traumas e de AVC (acidente vascular cerebral) ”, informou o especialista.

Coordenador local do projeto, o pediatra, Marcus César Petindá Fonseca, avalia que com a parceria, os profissionais de saúde da unidade ganharão com a troca de conhecimentos e de experiências. “Estamos inovando os serviços na rede pública de saúde do Distrito Federal e quem é a mais favorecida com a iniciativa é a nossa população. Teremos as condições necessárias para atender qualquer tipo de demanda com base na segunda opinião dos especialistas do HIAE”.

O serviço do telemedicina do PROADI-SUS

O projeto de telemedicina favorece uma melhor distribuição de conhecimentos técnicos científicos de forma igualitária e universal seguindo os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Através dos recursos da tecnologia, os hospitais distantes dos mais avançados centros clínicos têm a oportunidade de estarem vivenciando práticas à distância através de consultorias de uma equipe multiprofissional especializada.

A implantação do serviço no Hospital do Gama teve o apoio do Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio e Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) que tem por objetivo de melhorar a qualidade da assistência e da gestão, de promover processos de educação permanente, melhorar a organização dos processos de trabalho, de melhorar a resolutividade dos hospitais ,de melhorar a assistência e os cuidados aos pacientes graves e também o de reduzir os vazios assistenciais de especialidades médicas.

Além do Gama, por meio do PROADI-SUS, Hospital Israelita Albert Einstein Hospital já está conectado com os seguintes hospitais: M’Boi Mirim em São Paulo (SP), o hospital Platão Araújo, localizado na zona leste de Manaus (AM), com o complexo Tarcísio Mangabeira na periferia de João Pessoa(PB) com o Senhora Santana que fica em Brasília de Minas Gerais (MG), com o hospital de Trauma de Campina Grande (PB), com a Santa Casa de Campo Grande (MS), o Hospital de Urgência de Anápolis, em Goiás (GO), na Bahia em Vitória da Conquista e em Feira de Santana,em Roraima, Santarém (PA) e Imperatriz (MA).

Por Eliane Simeão, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226