Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/02/14 às 11h18 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Hospital do Gama passa a usar escada de ling no parto humanizado

COMPARTILHAR

Foram realizados 2.652 partos normais na unidade em 2013

Com a realização de 4.394 partos, sendo, 2.652 normais, em 2013, o Hospital do Gama passou a usar a escada de ling como ferramenta no processo. Composto por cinco barras, trata-se de um equipamento que ajuda na evolução do trabalho de parto respeitando a fisiologia da mulher. 

Conforme o criador do projeto e responsável pela utilização do equipamento, o enfermeiro obstetra Sebastião Júnior, a escada tem por finalidade a realização de exercícios de agachamento e de levantamento para mulheres em trabalho de parto, auxiliando e aliviando nas dores advindas das contrações.

“A barra fixa faz parte das chamadas tecnologias leves destinadas ao acompanhamento do parto normal, assim como a bola, o cavalinho, as massagens, dentre outras modalidades que auxiliam os serviços no parto humanizado”, explicou o enfermeiro.

Aguardando a chegada do primeiro filho, a estudante Daiane da Silva Santos aprovou o equipamento. “Eu estou mais tranquila. Estava tensa e com os exercícios notei que quando eu me agacho a dor da contração melhora”, disse.

Sebastião Júnior informa que foram instaladas escadas nos nove quartos de PPP (pré-parto, parto e pós-parto), sendo uma barra em cada sala. “O uso de tecnologias leves valoriza a fisiologia do parto, bem como melhora a assistência às parturientes e o trabalho da equipe do centro obstétrico”, aponta.

Por Eliane Simeão, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226