Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/06/17 às 10h42 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Hran realiza eventos sobre queimaduras e humanização no atendimento

COMPARTILHAR

Haverá ciclo de palestras e mutirão de cirurgias reparadoras

BRASÍLIA (6/6/17) – Com o objetivo de prevenir e reduzir a incidência de acidentes envolvendo queimados, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) promoverá atividades, até 9 de junho, para celebrar o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, comemorado nesta terça-feira (6). Nesse período, será realizado um mutirão de cirurgias reparadoras em pacientes queimados, além de um ciclo de 14 palestras durante a Semana Nacional de Combate e Prevenção à Queimaduras.

Em sua segunda edição, o ciclo de palestras, feito em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e de Queimaduras, ocorrerá até quarta-feira (7), no grande auditório da unidade. De acordo com o coordenador de Cirurgia Plástica da Secretaria de Saúde, Fernando Andrade, a iniciativa visa sensibilizar a população e os profissionais de saúde quanto à importância do tema. “Queremos colocar em pauta as questões e temas acerca do tratamento multidisciplinar das queimaduras e avançar em políticas públicas de atendimento e melhorias neste setor”, esclarece o médico.

Serão abordados assuntos como: criança queimada, prevenção de queimaduras, banco de tecidos, curiosidades em queimaduras, além de metas no tratamento de lesões por queimaduras.

Na edição deste ano, o cabo da Polícia Militar do DF Heitor Theodoro da Silva, que está há sete anos na corporação, será homenageado. Lotado no 11º Batalhão da PMDF (Samambaia), ele salvou 22 pessoas que dormiam e não se deram conta de que o prédio onde moravam estava pegando fogo.

MUTIRÃO – Promovida pela Unidade de Queimados do Hran, a ação beneficiará 12 pessoas, entre elas pacientes internados no hospital e usuários da rede pública de saúde de outras regionais. Metade das vagas será destinada a crianças. Os procedimentos serão feitos na sala de cirurgia da unidade e realizada por seis cirurgiões plásticos – metade do Hran e três voluntários; três anestesistas, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem. O mutirão terminará em 9 de junho.

Os procedimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, de manhã, das 7h às 12h. À tarde, apenas na terça, quinta e sexta-feiras, das 13 às 18h. No período matutino, serão operados os pacientes internados no Hran e, no vespertino, os de outras regiões.

DADOS – O Hran é referência no tratamento desse tipo de lesão e o único que oferece a cirurgia reparadora. Localizada no terceiro andar do hospital, a Unidade de Queimados exerce trabalho pioneiro no tratamento de pessoas vítimas de queimaduras e nas sequelas decorrentes do trauma. São 18 leitos de internação. A emergência funciona 24 horas por dia.

No local, os pacientes são atendidos por equipe multiprofissional formada por médicos de diversas especialidades, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, psicóloga, terapeuta ocupacional e assistente social.

Atualmente, cerca de 200 pessoas aguardam cirurgia. Por ano, são realizadas, aproximadamente, 450 cirurgias em pacientes queimados e as internações por queimaduras variam entre 250 a 300 anualmente. Em 2016, 35% do atendimento feito foi em menores de 16 anos.

Confira aqui a programação.

BANCO – Além dessas atividades, haverá o lançamento do Projeto Banco de Tecidos da Secretaria de Saúde, que consiste em concentrar em apenas um lugar todo os tipos de transplantes de tecido humano (córnea, pele, osso, cartilagem e outros) que a rede oferece. A unidade escolhida para receber o banco foi o Hemocentro.

Hoje, o Hospital de Base oferece transplante de córnea e o Hran está na fase de cadastramento para se tornar um receptor de pele humana.

DIA DE ALEGRIA – Também nesta terça-feira (6), o Hospital Regional da Asa Norte promove uma série de atividades para comemorar o Dia Internacional de Humanização da Assistência, com o projeto “O que importa para você, paciente?”. O evento se propõe humanizar o atendimento hospitalar, dando a oportunidade ao paciente internado de vivenciar momentos de sua vida cotidiana que lhe trazem satisfação.

Para definir a programação, a equipe do Hran entrevistou 250 pacientes para saber o que importava para eles. “Os pedidos que mais se repetiram foram incluídos na programação. Assim, teremos festa junina, apresentações de palhaços, contadores de histórias, cortes de cabelo, maquiagem e distribuição de brindes para crianças”, conta a gerente de enfermagem da unidade, Márcia Pereira.

O evento vai de 7h às 19h, com atividades simultâneas em diferentes setores do hospital, para quebrar a rotina dos pacientes, que convivem diariamente somente com médicos, enfermeiros e seu problema de saúde.

SERVIÇOS
Mutirão de Queimados
Data e horário: até 9 de junho, manhã e tarde
Local: Unidade de Queimados do Hran

II Ciclo de Palestras – Semana Nacional de Combate e Prevenção à Queimaduras
Data e horário: até 7 de junho, pela manhã
Local: grande auditório do Hran