Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/12/18 às 15h48 - Atualizado em 5/12/18 às 16h01

Hran recebe Orquestra Sinfônica nesta quinta-feira

 

Aos 34 anos, Hran atende 4 mil pessoas por mês no pronto-socorro e 3,5 mil no ambulatório.

 

Em comemoração ao aniversário de 34 anos do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), a unidade de saúde recebe, nesta quinta-feira (6), às 9h, aproximadamente, 60 músicos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.

 

A apresentação, que leva melodias clássicas a áreas importantes do hospital, como o pronto-socorro, ambulatório e a internação, faz parte do projeto Concertos da Saúde e será a última edição do ano de 2018.

 

A ação é uma parceria entre as secretarias de Saúde e da Cultura e já passou por 14 hospitais que integram a rede pública do Distrito Federal.

 

FESTIVIDADE Fundado em 4 de dezembro de 1984, o hospital faz cerca de 4 mil atendimentos mensais no pronto-socorro e 3,5 mil no ambulatório. Em média, são realizados 250 procedimentos cirúrgicos por mês.

 

Na data do aniversário, servidores participaram de diversas atividades comemorativas. Entre elas, circuito de beleza, sorteio de brindes, circuito da saúde – com orientações, aferição de pressão arterial e bioimpedância.

 

REFERÊNCIA  O Hran é referência no atendimento de fissurados, cirurgia plástica, dermatologia, cirurgia bariátrica, em Síndrome de Down, Mola hidatiforme, distúrbios do sono e queimados.

 

A Unidade de Queimados, por exemplo, completou 30 anos em 2018. Por ano, são atendidos por volta de 250 pacientes com queimaduras graves. No ambulatório especializado, que funciona com agenda aberta, são atendidos 800 pacientes a cada ano. O pronto-socorro de queimados, por sua vez, atende, em média, 600 pessoas por mês.

 

O perfil dos pacientes é composto por 40% de crianças abaixo dos 12 anos de idade e 60% de adultos. Os principais agentes etiológicos das queimaduras são os líquidos quentes e os agentes inflamáveis. A unidade conta com um centro cirúrgico próprio e equipe multiprofissional, composta por médicos clínicos, cirurgiões, anestesistas, pediatras, enfermeiros e técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, psicólogo, assistente social e nutricionista.

 

Da Agência Saúde

Fotos: Matheus Oliveira/Arquivo SES