Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/01/13 às 17h10 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

HRP inaugura centro cirúrgico nesta quarta-feira

COMPARTILHAR

Obra amplia capacidade de atendimento

A Secretaria de Saúde do DF inaugura, nesta quarta-feira (30), às 10h, o centro cirúrgico do Hospital Regional de Planaltina totalmente remodelado. Com 470 metros quadrados, quatro salas cirúrgicas e uma sala de Recuperação Pós Anestesia (RPA) com cinco leitos, o novo centro substitui o anterior que tinha 260 metros quadrados. A obra custou R$ 2,2 milhões, por meio de parceria entre o Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). Com a ampliação e a substituição de todas as instalações e equipamentos, o novo centro cirúrgico pode operar com quatro cirurgias simultâneas, dependendo da disponibilidade de pessoal.

De acordo com a diretora-administrativa da regional, Rosemeire Araújo Santos, em 2012 o HRPl realizou 620 mil atendimentos, apesar de a região administrativa possuir, apenas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 171 mil habitantes. Segundo ela, na área de cirurgia, 60% dos atendimentos são de pacientes de fora do Distrito Federal.

O hospital conta atualmente, com oito leitos para internação cirúrgica, de um total de 170 leitos. Segundo Rosemeire, são 50 leitos nas enfermarias, 54 na maternidade, 12 para neonatologia e 54 no pronto-socorro.