Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/02/14 às 10h31 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Hospital de Santa Maria monta ambulatório de verdes e azuis

COMPARTILHAR

Pacientes de menor gravidade serão encaminhados ao Pronto-Socorro

O Hospital Regional de Santa Maria começou essa semana o atendimento em Clínica Médica no ambulatório para pacientes classificados pela triagem como verdes e azuis. O serviço é pioneiro na Região Sul do Distrito Federal. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Foi criada também, ao lado do consultório, uma sala de medicação para os pacientes atendidos que precisarem de medicamento. A classificação de risco no HRSM já é feita por meio do Protocolo de Manchester.

“Com isso, pretendemos atender nossa demanda de Clínica Médica, que é altíssima em razão do Entorno”, disse o Coordenador de Saúde da Regional de Santa Maria, Valério Palheta.

Os pacientes que vierem procurar atendimento em Clínica Médica e forem classificados como verde ou azul vão ser encaminhados pela triagem para o ambulatório. Mas o encaminhamento para o Centro de Saúde não vai parar. “Os dez primeiros pacientes que passarem pela triagem vão continuar sendo encaminhados para os Centros de Saúde e os demais vão seguir para o ambulatório”, explicou a supervisora de emergência Patrícia Ramos.

Os pacientes serão acompanhados pelas recepcionistas até o consultório e se o mesmo precisar de medicamento poderá fazê-lo na sala de medicação ao lado do consultório. “Montamos a sala para que o paciente seja atendido e imediatamente receba o tratamento prescrito pelo médico. Lá ele poderá receber a medicação no maior conforto possível ”, concluiu a Diretora de Atenção à Saúde, Josélia Carvalhaes.

Por Larissa Gomes, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226