Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/03/20 às 17h11 - Atualizado em 5/03/20 às 17h11

HRT conscientiza sobre a notificação de eventos adversos no cuidado de saúde

COMPARTILHAR

A inciativa garante a redução de riscos e uma assistência mais segura

 

O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) obteve uma melhoria no índice de notificações de eventos adversos, que são incidentes que resultam em danos não intencionais decorrentes da assistência. O monitoramento é realizado diariamente por meio de visitas aos setores e na busca em prontuários.

 

Essa iniciativa busca qualificar o atendimento, trazendo benefícios tanto para os usuários quanto para os profissionais do HRT. Houve um crescimento significativo em 2019, em relação ao ano anterior. A conscientização garante a segurança do usuário dentro da unidade de saúde.

 

“Os indicadores de segurança permitem a avaliação do desempenho dos serviços de saúde e a programação de ações de melhoria. Com isso, é possível reduzir a probabilidade de erros e maximizar as possibilidades de interceptação dos eventos adversos, antes que ocorram’, destaca a chefe do NQSP, Thaís Braga Aben-Athar.

 

O NQSP direcionou esforços no fortalecimento da cultura de segurança do paciente no HRT e propôs medidas para reduzir os riscos e diminuir os eventos adversos. Foram intensificadas ações como a de uma comunicação mais aberta, o trabalho em equipe, e a maior conscientização dos profissionais e dos usuários da unidade de saúde.

 

“As ações nos permitem prestar mais atenção no paciente, na assistência e na rotina profissional, como o registro das ocorrências que ocorrem durante o tratamento hospitalar”, pontua a enfermeira Mariele Vitoriano.

O registro das notificações de eventos adversos, que podem ocorrer durante o tratamento hospitalar, pode ser feito por meio de um Código QR, com o auxílio de um celular; de um link na pasta compartilhada em todos os computadores da unidade; e em visita ao NQSP.

 

AÇÕES LÚDICAS – Durante o carnaval a equipe do NQSP percorreu todas as unidades do hospital levando, de forma lúdica e com muita alegria, mais informações e conscientização para fortalecer a segurança do paciente e a importância das notificações de eventos adversos.

 

 

Nivania Ramos, da Agência Saúde

Fotos: Geovanna Albuquerque/Saúde-DF

 

Leia também...