Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/03/18 às 10h44 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

HRT promove evento voltado à saúde dos rins com foco em mulheres

COMPARTILHAR

Objetivo é chamar a atenção sobre prevenção à Doença Renal Crônica

BRASÍLIA (8/3/17) – Com o tema Saúde da Mulher – Cuide de seus rins, a Unidade de Nefrologia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) celebra, em um único evento nesta quinta-feira (8), os dias Mundial do Rim e Internacional da Mulher. Haverá atividades voltadas à informação, prevenção e educação, entre 8h e 18h, no hall de entrada da Portaria Central da unidade. Também terá aferição de pressão arterial, glicemia, análise da taxa de creatinina e orientação nutricional.

O Dia Mundial do Rim é um evento anual criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia e a federação Internacional de Fundações do Rim. A Unidade de Nefrologia do HRT sempre promove ações em alusão à data. Segundo a médica nefrologista Kristiane Flauzino, o objetivo desta campanha é chamar a atenção da população em geral sobre as questões de prevenção relacionadas à Doença Renal Crônica (DRC).

“A DRC é considerada um problema de saúde pública mundial, sendo que em todo mundo, mais de um milhão de pessoas estão em diálise e outros tantos milhões apresentam algum grau de perda da função renal”, ressalta.
Informações da Sociedade Brasileira de Nefrologia afirmam que as doenças renais crônicas afetam aproximadamente 195 milhões de mulheres em todo o mundo, sendo atualmente a oitava principal causa de morte em mulheres, com cerca de 600 mil mortes por ano, segundo dados da organização do World Kidney Day.

Para a campanha deste ano, um dos objetivos é a divulgação sobre os principais fatores que podem acarretar nas doenças renais e que atingem principalmente as mulheres como as infecções urinárias (cistites) e o lúpus. Além dessas doenças, outros fatores também merecem atenção das mulheres na prevenção contra as doenças renais como diabetes, hipertensão e obesidade.

PROGRAMAÇÃO – Durante todo o dia, com intervalo para almoço, profissionais da área de enfermagem, psicologia, nutrição, serviço social e nefrologistas farão exames de aferição da pressão arterial, medida da circunferência, coleta de sangue para análise de creatinina, medida da glicose das pessoas interessadas em compreender como prevenir essas doenças. Podem participar familiares que acompanham pacientes na internação do hospital em geral, profissionais e demais interessados.

“A intenção da equipe é levar a informação sobre a prevenção e cuidados com os rins. Queremos motivar os participantes ao autocuidado e autoconhecimento e contribuir para que adquiram uma visão amplificada da sua responsabilidade em prevenir as doenças renais”, explica a nefrologista.