Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/11/18 às 15h33 - Atualizado em 7/11/18 às 15h54

HRT promove XIII Jornada dos Médicos Residentes 

Jornada dos Médicos Residentes começou nesta quarta (7) e vai até quinta-feira (8)

 

Manejo de pacientes em ambiente hospitalar, atendimento de emergência e metodologia de pesquisa são os focos da XIII Jornada dos Médicos Residentes, promovida pelo Hospital Regional de Taguatinga (HRT). O evento acontece nestas quarta (7) e quinta-feiras (8). O objetivo é fortalecer o ensino e a pesquisa na unidade de saúde.

 

programação do encontro científico prevê a realização de atividades, como coffee break e palestras, para fomentar o conhecimento científico, a discussão de temas novos e a apresentação de trabalhos.

 

“A meta da jornada é fortalecer uma residência médica de excelência, formando excelentes profissionais. É necessário que a residência siga esse caminho”, afirmou a médica endocrinologista Lara Dantas, chefe da Composição da Residência Médica (Coreme).

 

O HRT conta, atualmente, com 10 programas de residência médica em clínica médica, cirurgia, ginecologia/obstetrícia, ortopedia, anestesiologia, pediatria, radiologia, endócrino, nefrologia e neonatologia. O programa foi criado em 1974 e conta, hoje, com 134 residentes.

 

RESIDÊNCIA MÉDICA – É uma modalidade de ensino de pós-graduação, sob forma de especialização, caracterizada pelo treinamento em serviço, funcionando em instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de médicos de elevada qualificação ética e profissional. No Brasil, é considerada modalidade de ensino padrão ouro para a formação de especialistas.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde

Foto: Divulgação/SES-DF